Jornal na escola : uma experiência ambiental na Escola Municipal Luiz Carlos dos Santos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTauscheck, Neusa Maria, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorCampos, Elisabeth Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:37:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:37:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50221-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50221-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Neusa Tauscheck-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO Projeto de Intervenção Jornal na escola: uma experiência na escola Luiz Carlos dos Santos situada no bairro Rio da Onça da cidade de Matinhos abriu espaço para que professor e alunos produzissem o jornal Diário Escolar onde foram citadas atividades realizadas dentro e fora da escola. Esse projeto teve inicio em 2013 e dando continuidade em 2014 só mostrou o quanto é importante envolver toda a escola no processo continuo de aprendizagem. Assim, o projeto de intervenção teve suas dificuldades, desafios e resultados que não acabarão na sua apresentação e sim será dada continuidade na escola. O envolvimento dos alunos, professores, pais desde a escolha do nome do jornal até as saídas de campo, possibilitou observar o interesse de todos em fazer algo diferente e também fazer acontecer, tirar o projeto do papel. Foram realizadas atividades como: votação para escolha do nome do jornal, confecção de mural, uso da biblioteca criando regras, cronograma para visita e ficha para empréstimos de livro, visita ao centro de reciclagem, caminhada reconhecendo o espaço entorno da escola, fotografando o espaço escolar, pesquisa para montar tabelas e gráficos, torneio entre as crianças, campanha, informativos, concurso de redação e desenho. Observando como está à realidade que nos cerca e quais ações poderíamos desenvolver tendo um olhar diferenciado para nosso ambiente. O trabalho com jornal teve uma direção inversa, geralmente trazemos jornais impressos para trabalhar na sala de aula. O projeto nos proporcionou produzir o jornal de dentro da escola para fora, mostrando o produto do trabalho. Fazendo relação com os autores citados no projeto norteia-se uma nova visão sobre a educação ambiental, abrindo espaços para os alunos serem multiplicadores das ações, aumentar os educadores sustentáveis na escola, ampliar e valorizar o trabalho e o ambiente que o cerca.-
Formato: dc.format1 recurso online (36 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectJornal - Criação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Escola-
Título: dc.titleJornal na escola : uma experiência ambiental na Escola Municipal Luiz Carlos dos Santos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.