Investigação e construção do conhecimento : a teoria e a prática na disciplina de biologia com alunos do ensino médio de um colégio público do município de Palmeira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Marcia Regina, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorCosta, Elaine Pacheco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:26:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:26:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50211-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50211-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Márcia Regina Ferreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos prévios dos educandos do campo do ensino médio na disciplina de biologia e seu processo de ensino e aprendizagem. Tendo em vista que a metodologia adotada será a pesquisa-ação. Dessa forma buscou-se coletar informações em um colégio da rede pública de ensino do município de Palmeira/PR, aplicando aos alunos questionários para traçar o perfil do aluno, enfatizando a forma como reconhecem o ensino da disciplina, os conceitos, assuntos de interesse, metodologia docente, contribuições e dificuldades no ensino, relação professor/aluno, escola/aluno e escola/professor, e uma avaliação na concepção dos alunos sobre as aulas ministradas no ambiente escolar durante o período bimestral. Como resultado verificou-se que a pesquisa propiciou condições favoráveis para a compreensão dos conteúdos da disciplina, transformando o ensino e a prática docente, e explorando o entorno, e a realidade em que vivem pode-se verificar que a classe motivada correspondeu positivamente aos estudos das diversas áreas do conhecimento da Biologia.-
Formato: dc.format1 recurso online (13 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento cognitivo-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento cientifico - Difusão-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleInvestigação e construção do conhecimento : a teoria e a prática na disciplina de biologia com alunos do ensino médio de um colégio público do município de Palmeira-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.