A etnomatemática e a aplicações diárias da matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorResende, Lucia Maria Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorMarcelino, Daniela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:35:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:35:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50174-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50174-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Lúcia Maria Gonçalves de Resende-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho trata da utilização diária da matemática em nosso cotidiano, sendo ela aplicada em todos os momentos e situações que nos cercam. Em uma escola de educação no campo, por exemplo, apresenta características e necessidades próprias para o aluno em seu espaço cultural, sem abrir mão de sua pluralidade como fonte de conhecimento em diversas áreas. Tem o objetivo diagnosticar e buscar soluções para combater as desigualdades do cotidiano escolar, tendo em vista que a identidade da escola do campo não esta restrita apenas a um espaço geográfico, mas vinculada aos povos do campo, cuja finalidade é incentivar a construção de relações baseadas no respeito e na valorização de milhares de brasileiros que tiram seu sustento da terra. Tem como finalidade apresentar as relações entre as concepções da Etnomatemática e da matemática básica utilizada no cotidiano. É expressa pelo Tratamento de Informação, que engloba noções de probabilidades, estatísticas, matemática financeira, porcentagem, entre outras questões que colocam o saber matemático e as práticas sociais como elo dessa relação, em locais diferenciados dos espaços. Utilizando a Etnomatemática como tendência da Educação Matemática é possível o confronto e análise de ideias socioculturais, apontando convergências e interligações em diferentes áreas de conhecimento.-
Formato: dc.format1 arquivo (12 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatematica-
Título: dc.titleA etnomatemática e a aplicações diárias da matemática-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.