
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Guedes, Flávia Motta Lima, 1977- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Daiele Flores | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:27:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:27:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50171 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50171 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Flávia Motta Lima Guedes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho objetiva um estudo bibliográfico sobre a Gestão Democrática e a participação das Instâncias Colegiadas na tomada de decisões na Escola do Campo. A luta por uma educação igualitária se arrasta por anos, uma educação participativa, que realmente valorize a cultura dos mesmos, a qual vem sobrevivendo com o passar dos anos. Hoje muito se fala sobre a Gestão Democrática, é a forma de modelo do momento, mas os diretores, comunidade, professores e alunos sabem realmente o que ela é, e como funciona? Atualmente, a Gestão Democrática nas escolas, significa libertação de um autoritarismo que segue por anos nas instituições de ensino. Busca-se um ambiente democrático, com efetiva participação da comunidade como um todo, para valorização e perpetuação dos costumes, cultura e conhecimento dos povos do campo, assim como o incentivo aos estudos para os jovens. | - |
| Formato: dc.format | 18 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática - Escolas publicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão participativa | - |
| Título: dc.title | Atuação do Conselho Escolar na gestão democrática da escola do campo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: