O debate sobre a formação política do cidadão pela mídia pedagógica telejornalística democrática

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Autor(es): dc.contributorSouza, Nelson Rosário de, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas. Curso de Especialização em Comunicação Política e Imagem-
Autor(es): dc.creatorBassa, Cristiano, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:16:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:16:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50169-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50169-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Nelson Rosário de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Comunicação Política e Imagem-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa bibliográfica teve como objetivo analisar as relações existentes entre a formação política e participativa do indivíduo e a mídia pedagógica telejornalística. Aristóteles discute a política, a justiça e como ambas podem interferir na sociedade. Platão foca, no aspecto educativo, a importância da orientação. Rousseau e Mill valorizam o participar participando, o que encontra ressonância na forma de comunicação dialógica de Habermas. No centro de suas análises e nas de outros autores, no contexto educacional, salienta-se a educação institucional como oportunidade especial de se educar e a formação para a vida, na qual se torna importante ter uma visão crítica, informada e questionadora. No contexto da mídia pedagógica, especialmente o telejornalismo democrático, que é o foco deste trabalho, o telespectador tem um papel importante a desempenhar: agir. Concluiu-se que existem profundas relações entre a formação política e participativa de um indivíduo com a mídia pedagógica telejornalística. O telejornalismo aparece como possibilidade democrática se incluir reflexões sobre as causas e consequências dos grandes problemas da humanidade-
Formato: dc.format1 arquivo (37 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Título: dc.titleO debate sobre a formação política do cidadão pela mídia pedagógica telejornalística democrática-
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