
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Hamermüller, Douglas Ortiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Cordeiro, Cláudia Talochinski | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:58:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:58:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50161 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50161 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Douglas Ortiz Hamermuller | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Essa pesquisa intitulada Reflexões sobre as práticas pedagógicas do Colégio Estadual do Campo Contestado teve como problematização refletir sobre as práticas Pedagógicas da Educação do Campo e verificar se há afinidade dos educadores e educadoras com as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio de questionários. Como objetivo buscou analisar o conhecimento de 17 educadores e educadoras que lecionam no Ensino Fundamental e Médio, nos turnos Vespertinos e Noturno do Colégio Estadual do Campo Contestado localizado no Município da Lapa. Assentamento Contestado MST. Com breve contextualização do local. Como base para a pesquisa realizada pautou- se no Plano de Estudos do Colégio Estadual Do Campo Iraci Salete Strozak, Escola Etinerante do Estado do Paraná. Há uma breve contextualização da Escola do Campo pesquisada em que se apresentam as concepções dos sujeitos que dela fazem parte. Com as considerações finais compreendeu-se que não há materiais didáticos suficientes e específicos e os poucos que tem estão descontextualizados, há falta de formação/capacitação aos educadores e educadoras, a hora-atividade vem contribuindo para que o professor prepare melhor suas aulas, mas ainda há fragmentação do trabalho devido à sobrecarga de funções que lhe são atribuídas, falta de acompanhamento pedagógico regular por parte do núcleo/ SEED/PR, a falta de políticas públicas direcionadas às Escolas do Campo. Ressaltou- se que a troca de saberes contribui para a melhoria das práticas pedagógicas bem como os planos de estudos sobre os quais esta pesquisa está pautada. E o tempo de permanência do professor atuando na Escola faz com que o tal adquire (ou não) afinidade com as práticas pedagógicas das Escolas do Campo. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (16 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Política pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Título: dc.title | Reflexão sobre as práticas pedagógicas do Colégio Estadual do Campo Contestado : há afinidade dos professores com estas práticas? | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: