Abordagem de questões ambientais com alunos de uma escola do campo a partir do desenvolvimento de um projeto temático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorZanotto, Caroline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:29:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:29:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50154-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50154-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Dr. Maurício-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionREsumo: Atualmente vivemos em uma sociedade que precisa repensar sobre o modo de desenvolvimento em que utiliza e se preocupar com a preservação da natureza e diminuição de seus impactos. Este trabalho teve como objetivo abordar conceitos ambientais por meio do desenvolvimento de um projeto temático a estudantes de uma escola do campo, envolvendo e relacionando a química. Buscou-se trabalhar com a interdisciplinaridade, uma vez que envolve conteúdos do cotidiano escolar. Foi desenvolvido com os alunos do segundo ano da Associação da Casa Familiar Rural de Pato Branco onde, a maioria dos alunos, são filhos de agricultores que residem no campo. Neste trabalho constatou-se a influência da cultura do campo nos alunos, pois as propostas foram sempre relacionadas a questões vividas por eles na comunidade escolar e em casa. Foi possível concluir também, que a utilização de projetos temáticos dinamizam as aulas tornando-as menos monótonas, auxiliam no desenvolvimento de competências e habilidades por parte dos estudantes, fazendo com que se tornem capazes de enfrentar os problemas existentes em sua realidade.-
Formato: dc.format1 arquivo (20 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleAbordagem de questões ambientais com alunos de uma escola do campo a partir do desenvolvimento de um projeto temático-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.