Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Resende, Lucia Maria Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Beatriz Lemanski Ávila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:39:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:39:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50149 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50149 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Lucia Maria Gonçalves De Resende | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho discute o processo de formação da educação do campo, muitas vezes situado em contexto amplo, sem definir modalidades de ensino. Sendo assim, busca propor a realização de sequências didáticas, por meio da literatura infantil, organizando meios para a prática pedagógica, de turmas de alfabetização, articulando conhecimentos escolares e extraescolares de forma interdisciplinar nos diferentes componentes curriculares. Pertencentes à escola do campo. Nesta perspectiva, no processo de alfabetização dos alunos do campo, torna-se intrínseco a valorização dos saberes de seu povo, seja na família ou comunidade. Assim, a ação educativa necessita estar vinculada aos conteúdos estudados, oferecendo suporte para sua identificação social e cultural. Como forma de organização do trabalho pedagógico as sequências didáticas oferecem a sua principal característica: a sequencialidade das atividades articuladas, adaptando a escolha de gêneros e de situações de comunicação às capacidades de linguagem expostas pelos alunos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (13 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Programas de atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Título: dc.title | O trabalho de sequências didáticas para alunos de alfabetização da educação do campo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: