O trabalho de sequências didáticas para alunos de alfabetização da educação do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorResende, Lucia Maria Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Beatriz Lemanski Ávila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:39:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:39:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50149-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50149-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Lucia Maria Gonçalves De Resende-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho discute o processo de formação da educação do campo, muitas vezes situado em contexto amplo, sem definir modalidades de ensino. Sendo assim, busca propor a realização de sequências didáticas, por meio da literatura infantil, organizando meios para a prática pedagógica, de turmas de alfabetização, articulando conhecimentos escolares e extraescolares de forma interdisciplinar nos diferentes componentes curriculares. Pertencentes à escola do campo. Nesta perspectiva, no processo de alfabetização dos alunos do campo, torna-se intrínseco a valorização dos saberes de seu povo, seja na família ou comunidade. Assim, a ação educativa necessita estar vinculada aos conteúdos estudados, oferecendo suporte para sua identificação social e cultural. Como forma de organização do trabalho pedagógico as sequências didáticas oferecem a sua principal característica: a sequencialidade das atividades articuladas, adaptando a escolha de gêneros e de situações de comunicação às capacidades de linguagem expostas pelos alunos.-
Formato: dc.format1 recurso online (13 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Programas de atividades-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleO trabalho de sequências didáticas para alunos de alfabetização da educação do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.