
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Luiz Everson da, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Kulek, Antonio Calos Vieira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:10:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:10:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50145 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50145 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Luiz Everson da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo investiga a organização curricular para a educação do campo, através de uma abordagem teórica sobre estudos já realizados anteriormente por estudiosos no assunto. Também, faz uma pesquisa de campo com famílias, pais e filhos de agricultores que estudam em escolas do campo, para poder entender que visão eles têm relacionado à organização escolar. Por meio de alguns questionamentos colocados para essas pessoas, entendemos que é preciso articular uma nova forma curricular que contemple a identidade cultural. A partir dai, propomos para a organização curricular das escolas do campo, o sistema de trabalho com projeto por área de conhecimento ou tema gerador, por entender que dessa forma, o aluno passa a interagir com o conteúdo levantando hipóteses descobrindo novas formas de aprender, e assim o professor passa a ser mediador do conhecimento levando o educando a participar de situações concretas com o uso de suas habilidades na interação com o grupo, com o professor e na pesquisa do assunto a ser desenvolvido, tornando-os mais aptos na vida escolar e na sociedade. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (14 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculo escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade Cultural - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Título: dc.title | Organização curricular : proposta de trabalho por área de conhecimento para a educação do campo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: