
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Marcia Regina, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Anilze Correia dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:55:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:55:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50144 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50144 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.ª Marcia Regina Ferreira | - |
| Descrição: dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | - |
| Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo. Defesa em: 2014. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho fez-se necessário. Porque tinha como objetivo analisar, através de pesquisas as dificuldades de aprendizagem, nos sextos anos series finais do ensino fundamental, como a escola pode contribuir para a melhoria do ensino aprendizagem e também sanar as dificuldades de aprendizagem nesses alunos, verificar quais são as possíveis causas dessas dificuldades. Para tanto, realizou-se um estudo de caso no Colégio Estadual do Campo Duque de Caxias, no Município de Antônio Olinto estado do Paraná. Baseando-se em material histórico, e utilizandose de pesquisas bibliográficas e de campo. Buscaram-se respostas para as questões levantadas. Através de entrevista realizada com coordenadores pedagógicos e professores sendo questionado, entre outros assuntos, como a escola poderia contribuir para a melhoria do ensino aprendizagem e assim sanar as dificuldades de aprendizagem. Como resultado, obteve-se uma reflexão crítica de que a família é importante no processo ensino aprendizagem e como a sua participação na vida escolar dos alunos melhora o seu aprendizado. Durante a pesquisa realizada encontramos algumas causas e fatores que interferem no ensino aprendizagem levando aos alunos a apresentarem dificuldades de aprendizagem | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo ([15] p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Dificuldades de aprendizagem em escolas do campo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: