Laboratório de arte e fotografia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Marcia Regina, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorBach, Angelis Teresinha Rutcoski, 1969--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:37:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:37:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50142-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50142-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Marcia Regina Ferreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta uma experiência a partir de uma oficina de fotografias desenvolvida com alunos do 5º Ano. A oficina teve como objetivo compreender a importância da valorização e do cuidado do espaço escolar, além da promoção da integração social. Por meio de conversas e debates em sala de aula, esteve em foco a importância de preservar, cuidar e retratar o ambiente de convívio social. Além de proporcionar um estudo que ampliou e trouxe esclarecimentos sobre arte de fotografar. Após os devidos esclarecimentos sobre trabalho a ser desenvolvido e os objetivos que culminaram no entendimento do processo de aprendizagem através da fotografia, desenvolveu-se a oficina propriamente dita, onde os alunos puderam manusear, selecionar atribuir significados e compreender a importância de estudar fotografias no ensino da arte. É possível afirmar que este trabalho contribuiu para o desenvolvimento dos alunos nas áreas de percepção e leitura de imagens, além de melhorar sua autoestima, uma vez que boa parte dos alunos nunca haviam se aproximado de uma máquina fotográfica consequentemente não tiveram a oportunidade de ir em busca das emoções que são possíveis ao fotografar algum elemento da paisagem. As contribuições não pararam por aí, visto que os alunos puderam perceber que a produção pelo meio de fotografias, faz com que valorize não só o ambiente, mas também as relações humanas-
Formato: dc.format1 recurso online (18 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Educação de jovens-
Palavras-chave: dc.subjectArte e fotografia-
Palavras-chave: dc.subjectOficina de criatividade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação artística (Ensino fundamental)-
Título: dc.titleLaboratório de arte e fotografia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.