O ensino da ciência na educação do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorGluitz, Andreia Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:10:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:10:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50129-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50129-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Maurício César Vitória Fagundes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO artigo baseia-se em promover uma análise dos fundamentos e métodos que constituem a educação das ciências no campo, verificando a relação dos conhecimentos científicos com a realidade dos sujeitos do campo, diagnosticando práticas e métodos que as fundamentam e assim propor métodos que contribuam para o desenvolvimento de práticas que possibilitam reflexões dos estudantes sobre a relação homem-natureza a partir dos próprios elementos cotidianos. Através da abordagem qualitativa buscou-se compreender os fundamentos que orientam o ensino dos conteúdos, assim o levantamento bibliográfico permitiu verificar as concepções de ensinoaprendizagem desenvolvidos na educação do campo a fim de elaborar uma compreensão sobre os pressupostos teóricos que o embasam. A observação de aulas de ciências na escola do campo possibilitou verificar a relação professor e alunos, conteúdos e aprendizagem, reflexão a respeito da importância da matéria na compreensão do meio em que se vive. A partir do diálogo, por meio de pesquisas com os estudantes foi possível selecionar temas geradores e problematizações. Dessa forma, aproveitar os espaços que os estudantes vivenciam no seu cotidiano para a construção do conhecimento, assim como pensar em um ensino de ciências que busque garantir uma prática pedagógica a partir da realidade do campo.-
Formato: dc.format1 recurso online (11 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleO ensino da ciência na educação do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.