Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tiepolo, Liliani Marilia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Mori, Aline Mendonça Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:45:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:45:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50120 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50120 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Silvana Cássia Holler | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de conhecer o aluno sujeito do campo, em seu meio diante de suas expectativas quanto ao futuro no campo, através de pesquisa em escola pública da rede estadual de ensino, situada na área urbana, que atende os alunos da zona rural, e por meio de visitas em propriedades rurais de distintas localidades do município de Cruzeiro do Oeste. Tendo como base o conceito de escola inclusiva, objetiva-se com este trabalho incluir o aluno do campo, na escola da cidade, trabalhando com conteúdos e metodologias ligadas a este, visando à valorização da importância das atividades desenvolvidas no campo para a população urbana. Na pesquisa foram abordados e discutidos tópicos relevantes como: faixa etária, escolaridade, trabalho, capacitação e pretensão de permanência no campo, enfatizando a capacitação como meio de se manter atualizado quanto às exigências do mundo moderno e globalizado. No decorrer deste, nota-se um constante e crescente desinteresse do jovem pelo campo, tendo em vista que a área urbana oferece maiores e melhores oportunidades de emprego, assim este trabalho aponta como possível solução para esta problemática a busca pela capacitação como forma de aperfeiçoamento, visando à melhoria da qualidade de vida no campo. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (24 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores rurais - Paraná | - |
Título: dc.title | A realidade do campo, na região de Cruzeiro do Oeste nos dias atuais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: