Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vergara, Édina Mayer, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Tatiane Martins de Bittencourt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:26:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:26:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50098 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50098 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Edina Mayer Vergara | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Ao abordar questões que envolvam a problemática e questionamentos que permeiam o assunto inclusão, é evidente que em todos os aspectos, esferas e concepções sociais, de formação dos grupos de indivíduos caracterizados como demanda de inclusão, podem refletir sobre as diferentes situações, carreiras e obstáculos que não nos possibilitam efetivar ações que tenham de encontrar a vivenciar o verdadeiro significado da palavra inclusão, sendo assim os indivíduos que compõem esse nicho social ficam a mercê da vulnerabilidade, do preconceito, e da indiferença, que se sobre põe aos seus direitos estabelecidos pela constituição da república federativa brasileira que em seu parágrafo único diz que todo o poder publico e privado deve dar condições de substanciar para esta e qualquer demanda social , fazendo com que todo cidadão seja capaz de gerir seus próprios direitos. Transformar a realidade excludente em uma ampla visão, perspectiva de vida, e atendimento, social, educacional cultural, econômica, judiciária, atendimento de saúde entre outros que façam a efetivação da palavra inclusão. A partir de toda essa problemática e de uma nova visão e conceitos de direitos e deveres sociais que propomos ao nosso município uma nova proposta de escola, com direcionamentos da escola novista entre outros movimentos educacionais que buscam a transformação social através da educação | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (11 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artesanato - Educação | - |
Título: dc.title | Educação, sustentabilidade e desenvolvimento local | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: