
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marafon, Danielle | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Autor(es): dc.creator | Luz, Sirlei Terezinha Fernandes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:21:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:21:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50096 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50096 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Danielle Marafon | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo tem por finalidade, demonstrar por meio de um relato de experiência os resultados obtidos, após a intervenção proposta pelo Grupo de Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão,constituído por docentes da UFPR Setor Litoral em parceria com a secretaria Municipal de Educação de Itaperuçu, especificamente no módulo intitulado "Gestão e Processos de Educação da Infância", com a proposta de problematizar as questões referentes à infância e a educação infantil com professores da rede pública e privada do Município de Itaperuçu. Este trabalho apresenta questões consideradas relevantes que foram discutidas e (re)pensadas referente à criança e a sua infância, bem como os pressupostos que norteiam a Educação Infantil. A intenção primordial foi abordar as práticas pedagógicas adotadas na educação infantil. Para isso nossa discussão se deu a partir de práticas de ensino consideradas relevantes, pelos docentes participantes do curso. Além disso, pretende-se abordar em que condições, ou seja, quais momentos históricos tais práticas pedagógicas foram desenvolvidas. Apresentamos um diagnostico sobre a história da educação infantil no Brasil e as práticas pedagógicas utilizadas pelas cursistas. Os resultados obtidos por meio dessa pesquisa permitiram verificar que algumas tendências pedagógicas, apesar de ultrapassadas, perduram até hoje. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (9 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
| Título: dc.title | Sou criança respeite minha infância | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: