
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marafon, Danielle | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Autor(es): dc.creator | Araujo, Elaine Giceli Machado Alves de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:15:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:15:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50015 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50015 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Elaine Giceli Machado Alves Araújo | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo é o resultado da experiência vivenciada no curso de Gestão e Processos de Educação da Infância, realizado com professores da rede publica privada e tutores da rede Municipal de Itaperuçu, com orientações dos docentes da UFPR- Setor Litoral e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itaperuçu. O objetivo principal deste trabalho é tratar de questões relativas à ludicidade. Como bem sabemos, as atividades na educação infantil, devem proporcionar as crianças experiências significativas para a construção do conhecimento.os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte da infância da criança, neste sentido são recursos de suma importância no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. O presente artigo trata do lúdico como recurso pedagógico utilizados pelos professores da educação infantil, demonstrando que ao se trabalhar ludicamente o conteúdo torna-se significativo e a criança vivencia esse processo de maneira prazeirosa. Por meio dessas atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (12 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividades lúdicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brinquedos pedagogicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos - Educação infantil | - |
| Título: dc.title | Infância, intervenção e ludicidade na educação infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: