Avaliação da criança na creche : repensando pautas e práticas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoro, Catarina de Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorPopovitz, Mirian Bubna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:27:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:27:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/49951-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49951-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Catarina Moro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A avaliação na Educação Infantil é um aspecto importante do processo educacional e se apresenta como um enorme desafio para todos os educadores. Atualmente, na rede Municipal de ensino de Curitiba constitui-se em um parecer descritivo que relata o desenvolvimento da criança frente às áreas de formação humana que são desenvolvidas através de atividades permanentes, sequências didáticas e projetos. Porém, para se chegar aos pareceres individuais das crianças há um longo processo de trabalho por parte de educadoras e professoras que envolve questões como qualificação profissional, tempo e espaço qualitativo para realização da mesma. Nesse sentido, este trabalho pretende levantar as dificuldades e percepções acerca da avaliação de crianças na Educação Infantil, mas especificamente na faixa etária de 0 a 3 anos, através de uma pesquisa qualitativa, arguindo sobre este tema tão recorrente e atual para os profissionais da educação. Os resultados indicam que a principal ferramenta de avaliação é a pauta de observação. Com relação às dificuldades, nota-se que a falta de tempo e questões ligadas às orientações recebidas pelos educadores são as mais frequentes. Discute-se que os problemas levantados estão relacionados á realidade de trabalho dos educadores e conclui-se que o investimento na qualificação dos educadores é fundamental para uma avaliação de qualidade.-
Formato: dc.format41 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Título: dc.titleAvaliação da criança na creche : repensando pautas e práticas-
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