O trabalho educativo do movimento na educação infantil : a compreensão de professores da especialização em docência na educação infantil da Universidade Federal do Paraná (2012-2013)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorSantos, Maria Aparecida Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:10:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:10:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/49947-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49947-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Marynelma Camargo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo analisa a compreensão de professores da Especialização em Docência na Educação Infantil da Universidade Federal do Paraná (2012-2013), sobre o trabalho educativo do movimento na Educação Infantil. Para a revisão de estudos utilizou-se os seguintes autores: Kunz (2004) e Garanhani (2002, 2004, 2008) além de outros documentos como: Referencial Curricular para a Educação Infantil e o Caderno Pedagógico Movimento produzido pela Secretaria de Educação Municipal de Curitiba. O instrumento de pesquisa para a produção dos dados foi um questionário dissertativo respondido por integrantes da Especialização em Docência na Educação Infantil promovido pela Universidade Federal do Paraná, em parceria com o MEC2(2012-2013). A pesquisa demonstrou em seus dados que os professores reconhecem a importância do trabalho com movimento e a necessidade de novas pesquisas com aprofundamentos sobre movimento infantil, visto que faz parte de um dos aspectos que possibilita o desenvolvimento infantil, e faz parte do cotidiano da vida das crianças. A pesquisa demonstrou também que os professores compreendem que na Educação Infantil a ênfase do trabalho educativo do movimento está centralizada na diversificação de experiências de movimentos, tudo isso contextualizado em atividades da cultura lúdica infantil que se traduzem em jogos e brincadeiras. Além disso, discorrem que o movimento precisa ser percebido como essencial no trabalho educativo, visto que, desde que, nasce a criança interage com o seu meio social por meio da movimentação do seu corpo. Por isso é necessário pensar no movimento como algo que faz parte da vida cotidiana das crianças e não apenas de alguns momentos de descontrações de sua vida.-
Formato: dc.format26 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Título: dc.titleO trabalho educativo do movimento na educação infantil : a compreensão de professores da especialização em docência na educação infantil da Universidade Federal do Paraná (2012-2013)-
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