Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pedrolo, Edivane | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Sauer, Jean | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:05:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:05:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/49941 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49941 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Professora Edivane Pedrolo. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Médio e Fundamental da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação à Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: No ambiente escolar é comum a ocorrência de acidentes, portanto, as escolas precisam estar preparadas para providências de emergência, assim como para a prevenção dos acidentes. A falta de conhecimentos pode acarretar inúmeros problemas, como a manipulação incorreta da vítima e a solicitação, por vezes, desnecessária do socorro especializado em emergência. É de suma relevância a prestação de cuidados iniciais a uma pessoa ferida, para manter suas funções vitais na melhor condição possível, até a chegada de atendimento especializado. Por esta razão, o presente estudo foi produzido com a finalidade de verificar o entendimento e informar, através da utilização de um livreto, aos profissionais que atuam na escola as técnicas básicas de primeiros socorros voltadas aos principais tipos de acidentes que ocorrem neste ambiente. Foram abordadas medidas preventivas de acidentes com o intuito de diminuir a incidência dos mesmos. As técnicas aqui apresentadas não são inéditas, tampouco há a intenção em formar socorristas, apenas entende-se que o profissional escolar tem ou pode adquirir competências necessárias para lidar com os acidentes. Esta pesquisa foi desenvolvida com professores e funcionários de um colégio estadual, de ensino fundamental, médio e profissionalizante, da cidade de Curitiba/PR. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário, aplicado antes e após o estudo do livreto. O projeto ofereceu subsídios aos profissionais que atuam na escola acerca das técnicas básicas de primeiros socorros, bem como informações voltadas à prevenção destas ocorrências. O percentual de acertos, que no início do estudo era de aproximadamente 30%, ao final do estudo ultrapassou 80%. | - |
Formato: dc.format | 40 f. : il. color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primeiros socorros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevenção de acidentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissionais da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Situações de risco | - |
Título: dc.title | Acidentes na escola : prevenção, situações de risco e primeiros socorros | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: