Projeto Droga é uma Droga - Diga Sim à Vida : o papel do professor na prevenção do uso de drogas ilícitas e lícitas nas escolas de campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPedrolo, Edivane-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Autor(es): dc.creatorBueno, Daniele Bedin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:05:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:05:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/49930-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49930-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Professora Edivane Pedrolo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A escola é um ambiente onde ocorre a interação dos indivíduos em grupos desde a infância até a vida adulta, sendo assim a interação entre professores, comunidade escolar e alunos se faz importante e fundamental no desenvolvimento humano dos adolescentes. Porém, os tipos de relação que ocorrem no contexto escolar são de ampla complexidade e podem refletir problemas que surgem tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, o qual tem que estar preparado para saber lidar com tais situações. Assim, um problema de grande relevância na sociedade e que vem refletindo no ambiente escolar é o problema das drogas, que entre muitas consequências interfere no processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, realizou-se um projeto de intervenção com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre seu papel em relação à prevenção do uso de drogas. Neste projeto constatou-se que as drogas estão presentes na unidade escolar pesquisada, seja através de alunos ou por meio de usuários que vivem próximos à escola. Também demonstrou que são vários os meios pelos quais chegam informações sobre drogas até os alunos. No entanto, todas as atividades desenvolvidas pela escola foram de cunho informativo, porém, é preciso elaborar estratégias educacionais visando permitir a interação e reflexão. Sendo assim, as estratégias dos programas de prevenção devem abordar a integralidade pessoal e social do adolescente, e nesse projeto foi identificado o papel fundamental do professor nestas estratégias.-
Formato: dc.format29 f. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDrogas-
Palavras-chave: dc.subjectDrogas ilicitas-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectDrogas - Abuso - Prevenção-
Título: dc.titleProjeto Droga é uma Droga - Diga Sim à Vida : o papel do professor na prevenção do uso de drogas ilícitas e lícitas nas escolas de campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.