Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pedrolo, Edivane | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Bueno, Daniele Bedin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:05:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:05:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/49930 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49930 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Professora Edivane Pedrolo | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A escola é um ambiente onde ocorre a interação dos indivíduos em grupos desde a infância até a vida adulta, sendo assim a interação entre professores, comunidade escolar e alunos se faz importante e fundamental no desenvolvimento humano dos adolescentes. Porém, os tipos de relação que ocorrem no contexto escolar são de ampla complexidade e podem refletir problemas que surgem tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, o qual tem que estar preparado para saber lidar com tais situações. Assim, um problema de grande relevância na sociedade e que vem refletindo no ambiente escolar é o problema das drogas, que entre muitas consequências interfere no processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, realizou-se um projeto de intervenção com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre seu papel em relação à prevenção do uso de drogas. Neste projeto constatou-se que as drogas estão presentes na unidade escolar pesquisada, seja através de alunos ou por meio de usuários que vivem próximos à escola. Também demonstrou que são vários os meios pelos quais chegam informações sobre drogas até os alunos. No entanto, todas as atividades desenvolvidas pela escola foram de cunho informativo, porém, é preciso elaborar estratégias educacionais visando permitir a interação e reflexão. Sendo assim, as estratégias dos programas de prevenção devem abordar a integralidade pessoal e social do adolescente, e nesse projeto foi identificado o papel fundamental do professor nestas estratégias. | - |
Formato: dc.format | 29 f. : il. color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drogas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drogas ilicitas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drogas - Abuso - Prevenção | - |
Título: dc.title | Projeto Droga é uma Droga - Diga Sim à Vida : o papel do professor na prevenção do uso de drogas ilícitas e lícitas nas escolas de campo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: