Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mercês, Nen Nalú Alves das | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Cristiane Chaves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:26:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:26:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/49927 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49927 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Nen Nalú Alves das Mercês | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio. Núcleo de Educação a Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O ambiente escolar é frequentemente marcado por conflitos de relacionamento entre os diversos agentes envolvidos, principalmente entre os alunos. Estes conflitos prejudicam o processo de ensino e aprendizagem, desgastam as relações pessoais e afetam a qualidade de vida de todos. Conviver com as diferenças que marcam as relações pessoais e resolver conflitos é um desafio colocado à escola. Neste contexto, este projeto almeja auxiliar os alunos do ensino fundamental na resolução de conflitos de relacionamento no ambiente escolar, a partir de uma intervenção para o desenvolvimento das habilidades de vida. As habilidades de vida são indicadas pela Organização Mundial da Saúde como favorecedoras da qualidade de vida, por estarem relacionados a autoestima, a empatia, a capacidade de comunicação, de relacionamento, de pensamento crítico e resolução de problemas. São ainda, tema de estudo da área da psicologia, que dispõe de estratégias de diagnóstico e intervenção, importantes para aplicação no ambiente escolar. Este trabalho de intervenção, tem o objetivo de desenvolver ações educativas com alunos do ensino fundamental para a resolução de conflitos de relacionamento para tornar o ambiente escolar mais saudável. Foi realizado no Colégio Estadual Rui Barbosa com a participação de 18 alunos, no período de agosto a outubro . Foram realizados 9 encontros, as atividades desenvolvidas foram dinâmicas de grupo, reflexão sobre vídeos assistidos, debate sobre situações cotidianas da escola e da família dos alunos. Os alunos foram reunidos semanalmente em um grupo, denominado Projeto Parceria, e através de dinâmicas pedagógicas, envolvidos em cada tema relacionado a habilidade social. A indicação dos alunos foi realizada pela equipe pedagógica, professores e pais, ao observarem aqueles que apresentam dificuldades de convivência. Os resultados foram, para a maioria dos envolvidos, melhoria nas relações pessoais, com os professores e demais colegas. Conclui-se que a aplicação da intervenção foi uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, alunos e professoras, além de mostrar-se como um meio para trabalhar a causa dos conflitos de relacionamento escolar. | - |
Formato: dc.format | 53 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações interpessoais | - |
Título: dc.title | Conflitos de relacionamento no ambiente escolar : uma abordagem a partir do desenvolvimento das habilidades sociais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: