Conflitos de relacionamento no ambiente escolar : uma abordagem a partir do desenvolvimento das habilidades sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMercês, Nen Nalú Alves das-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Cristiane Chaves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:26:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:26:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/49927-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49927-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Nen Nalú Alves das Mercês-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio. Núcleo de Educação a Distância.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O ambiente escolar é frequentemente marcado por conflitos de relacionamento entre os diversos agentes envolvidos, principalmente entre os alunos. Estes conflitos prejudicam o processo de ensino e aprendizagem, desgastam as relações pessoais e afetam a qualidade de vida de todos. Conviver com as diferenças que marcam as relações pessoais e resolver conflitos é um desafio colocado à escola. Neste contexto, este projeto almeja auxiliar os alunos do ensino fundamental na resolução de conflitos de relacionamento no ambiente escolar, a partir de uma intervenção para o desenvolvimento das habilidades de vida. As habilidades de vida são indicadas pela Organização Mundial da Saúde como favorecedoras da qualidade de vida, por estarem relacionados a autoestima, a empatia, a capacidade de comunicação, de relacionamento, de pensamento crítico e resolução de problemas. São ainda, tema de estudo da área da psicologia, que dispõe de estratégias de diagnóstico e intervenção, importantes para aplicação no ambiente escolar. Este trabalho de intervenção, tem o objetivo de desenvolver ações educativas com alunos do ensino fundamental para a resolução de conflitos de relacionamento para tornar o ambiente escolar mais saudável. Foi realizado no Colégio Estadual Rui Barbosa com a participação de 18 alunos, no período de agosto a outubro . Foram realizados 9 encontros, as atividades desenvolvidas foram dinâmicas de grupo, reflexão sobre vídeos assistidos, debate sobre situações cotidianas da escola e da família dos alunos. Os alunos foram reunidos semanalmente em um grupo, denominado Projeto Parceria, e através de dinâmicas pedagógicas, envolvidos em cada tema relacionado a habilidade social. A indicação dos alunos foi realizada pela equipe pedagógica, professores e pais, ao observarem aqueles que apresentam dificuldades de convivência. Os resultados foram, para a maioria dos envolvidos, melhoria nas relações pessoais, com os professores e demais colegas. Conclui-se que a aplicação da intervenção foi uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, alunos e professoras, além de mostrar-se como um meio para trabalhar a causa dos conflitos de relacionamento escolar.-
Formato: dc.format53 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectRelações interpessoais-
Título: dc.titleConflitos de relacionamento no ambiente escolar : uma abordagem a partir do desenvolvimento das habilidades sociais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.