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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mercês, Nen Nalú Alves das | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Claudia Rosana dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T22:59:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T22:59:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/49925 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49925 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Professora Dra. Nen Nalú Alves das Mercês. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Núcleo de Educação a Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho de intervenção, com o objetivo de promover um ambiente relacional saudável envolvendo pais e professores, no controle do estresse frente aos cuidados a criança com autismo. O Autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência, mas sobre o qual ainda permanecem, dentro do próprio âmbito da ciência, divergências e grandes questões por responder. O estresse pode ser considerado um dos mais graves problemas de saúde da sociedade moderna, o presente estudo atentou prioritariamente aos pais, professores e funcionários que convivem diariamente com pessoas portadoras de necessidades especiais que estão mais vulneráveis a esse problema. Foi realizado em uma escola de Educação Especial da cidade de Curitiba/PR, durante o segundo semestre de 2013, com dezesseis participantes, dos quais seis professores, sete pais, três funcionários. Os resultados apresentaram que pais e professores precisam de apoio e informações para amenizar suas angústias, medos e frustações diante da rotina diária. Este estudo teve como finalidade observar o comportamento e relatos dos mesmos buscando verificar as necessidades, para ajudar pais, professores e a própria criança a desenvolver uma identidade pessoal positiva onde será fundamental e decisiva para diminuir o estresse e melhorar a qualidade de vida escolar, familiar e social. Foram realizados cinco encontros onde houve rodas de discussão, palestra com psicólogo e a elaboração de um panfleto informativo, oferecendo subsídios aos pais e professores. | - |
Formato: dc.format | 34 f. : il. color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estresse psicológico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Título: dc.title | Ação educativa envolvendo pais e professores : Controle do estresse frente aos cuidados de crianças e adolescentes com autismo e síndromes associadas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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