Ação educativa envolvendo pais e professores : Controle do estresse frente aos cuidados de crianças e adolescentes com autismo e síndromes associadas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMercês, Nen Nalú Alves das-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Autor(es): dc.creatorSantos, Claudia Rosana dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:59:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:59:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/49925-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49925-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Professora Dra. Nen Nalú Alves das Mercês.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Núcleo de Educação a Distância.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho de intervenção, com o objetivo de promover um ambiente relacional saudável envolvendo pais e professores, no controle do estresse frente aos cuidados a criança com autismo. O Autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência, mas sobre o qual ainda permanecem, dentro do próprio âmbito da ciência, divergências e grandes questões por responder. O estresse pode ser considerado um dos mais graves problemas de saúde da sociedade moderna, o presente estudo atentou prioritariamente aos pais, professores e funcionários que convivem diariamente com pessoas portadoras de necessidades especiais que estão mais vulneráveis a esse problema. Foi realizado em uma escola de Educação Especial da cidade de Curitiba/PR, durante o segundo semestre de 2013, com dezesseis participantes, dos quais seis professores, sete pais, três funcionários. Os resultados apresentaram que pais e professores precisam de apoio e informações para amenizar suas angústias, medos e frustações diante da rotina diária. Este estudo teve como finalidade observar o comportamento e relatos dos mesmos buscando verificar as necessidades, para ajudar pais, professores e a própria criança a desenvolver uma identidade pessoal positiva onde será fundamental e decisiva para diminuir o estresse e melhorar a qualidade de vida escolar, familiar e social. Foram realizados cinco encontros onde houve rodas de discussão, palestra com psicólogo e a elaboração de um panfleto informativo, oferecendo subsídios aos pais e professores.-
Formato: dc.format34 f. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectEstresse psicológico-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Título: dc.titleAção educativa envolvendo pais e professores : Controle do estresse frente aos cuidados de crianças e adolescentes com autismo e síndromes associadas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.