Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moro, Catarina de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | - |
Autor(es): dc.creator | Ianiski, Célia Regina Ferreira da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:33:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:33:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/49923 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49923 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Catarina de Souza Moro | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O tema se inscreve dentro do projeto de pesquisa "Diferentes Visões sobre a Dimensão Interações na Avaliação de Contexto na Educação Infantil no município de Fazenda Rio Grande". O foco do projeto é propor discussões acerca da qualidade da dimensão interações em um Centro Municipal de Educação Infantil, o qual atende crianças de 0 a 3 anos, considerando as interações entre criança/criança, crianças/adultos e adultos/adultos. A partir do documento Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009) investiga-se o trabalho realizado com a criança pequena e a relação com a comunidade, especificamente em relação à dimensão interações, trazendo a avaliação de contexto, indicadores para interpretar a realidade. O objetivo principal é identificar como os diferentes profissionais docentes e não docentes, familiares e comunidade de uma instituição de Educação Infantil percebem no cotidiano como ocorrem as interações, através da autoavaliação, com base nas questões propostas no documento Indicadores, bem como refletir sobre a qualidade dessa dimensão em um Centro de Educação Infantil – 0 a 3 anos de Fazenda Rio Grande. Como consulta bibliográfica, entre outros, destaco MOSS (2011), ZABALZA (1998), BONDIOLI (1993 e 2004) e OLIVEIRA (2011). Na pesquisa de campo, utilizou-se como procedimento a aplicação do documento Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009) por meio de um processo participativo com a equipe escolar e as famílias das crianças. Por ser um instrumento colaborador no planejamento das ações da instituição educativa, por meio de reuniões de sensibilização, apresentou-se o documento Indicadores de Qualidade - dimensão interações e os participantes do processo responderam os indicadores, seguindo discussões na Plenária para exposição dos resultados para validar ou alterar a avaliação indicada. Em outros momentos, realizou-se assembléias para discussões sobre a importância das interações e sobre os resultados da auto-avaliação, no sentido de contribuir para consolidação e intervenção na reelaboração do plano de ação da instituição. | - |
Formato: dc.format | 80 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controle de qualidade | - |
Título: dc.title | Diferentes visões sobre a dimensão interações na avaliação de contexto na educação infantil em Fazenda Rio Grande | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: