Diferentes visões sobre a dimensão interações na avaliação de contexto na educação infantil em Fazenda Rio Grande

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoro, Catarina de Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorIaniski, Célia Regina Ferreira da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:33:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:33:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/49923-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49923-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Catarina de Souza Moro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O tema se inscreve dentro do projeto de pesquisa "Diferentes Visões sobre a Dimensão Interações na Avaliação de Contexto na Educação Infantil no município de Fazenda Rio Grande". O foco do projeto é propor discussões acerca da qualidade da dimensão interações em um Centro Municipal de Educação Infantil, o qual atende crianças de 0 a 3 anos, considerando as interações entre criança/criança, crianças/adultos e adultos/adultos. A partir do documento Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009) investiga-se o trabalho realizado com a criança pequena e a relação com a comunidade, especificamente em relação à dimensão interações, trazendo a avaliação de contexto, indicadores para interpretar a realidade. O objetivo principal é identificar como os diferentes profissionais docentes e não docentes, familiares e comunidade de uma instituição de Educação Infantil percebem no cotidiano como ocorrem as interações, através da autoavaliação, com base nas questões propostas no documento Indicadores, bem como refletir sobre a qualidade dessa dimensão em um Centro de Educação Infantil – 0 a 3 anos de Fazenda Rio Grande. Como consulta bibliográfica, entre outros, destaco MOSS (2011), ZABALZA (1998), BONDIOLI (1993 e 2004) e OLIVEIRA (2011). Na pesquisa de campo, utilizou-se como procedimento a aplicação do documento Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009) por meio de um processo participativo com a equipe escolar e as famílias das crianças. Por ser um instrumento colaborador no planejamento das ações da instituição educativa, por meio de reuniões de sensibilização, apresentou-se o documento Indicadores de Qualidade - dimensão interações e os participantes do processo responderam os indicadores, seguindo discussões na Plenária para exposição dos resultados para validar ou alterar a avaliação indicada. Em outros momentos, realizou-se assembléias para discussões sobre a importância das interações e sobre os resultados da auto-avaliação, no sentido de contribuir para consolidação e intervenção na reelaboração do plano de ação da instituição.-
Formato: dc.format80 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectControle de qualidade-
Título: dc.titleDiferentes visões sobre a dimensão interações na avaliação de contexto na educação infantil em Fazenda Rio Grande-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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