Geografia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida na educação hospitalar : uma prática interdisciplinar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPedrolo, Edivane-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Autor(es): dc.creatorLima, Angelica Macedo Lozano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:01:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:01:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/49921-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49921-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Edivane Pedrolo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Quais as possibilidades em se adotar a interdisciplinaridade, a articulação entre as diversas ciências para suprir uma demanda da educação em ambiente hospitalar e trabalhar com alunos-pacientes a temática – Geografia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida na educação hospitalar: uma prática interdisciplinar? O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma proposta de ensino interdisciplinar com as professoras do programa SAREH – Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar no Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier. A equipe experienciou a participação cooperativa entre a elaboração e a aplicação do projeto. A interdisciplinaridade faz-se presente no currículo escolar, entretanto, as iniciativas que tornam possíveis essa prática estão distantes da realidade, por isso, o conteúdo disciplinar – A Água, foi tratado de modo abrangente para favorecer as ações colaborativas entre o grupo de professoras e possibilitar as trocas de conhecimentos sob o olhar da interdisciplinaridade para a promoção da qualidade de vida e da saúde dos educandos. Para instigar as reflexões tanto por parte dos professores quanto dos alunos, os termos conscientização e sensibilização, foram elucidados e (re) significados por meio dos diálogos entre o grupo. Essa experiência em grupo confirmou que o trabalho interdisciplinar articulado entre as diversas ciências favorece o aprendizado e deixa menos abstratas as teorias, já que, no cotidiano os eventos acontecem de forma simultânea e não separados em disciplinas.-
Formato: dc.format47 f. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectMeio-ambiente-
Título: dc.titleGeografia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida na educação hospitalar : uma prática interdisciplinar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.