
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Alano, Elsi do Rocio Cardoso, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Priscila Cristina dos, 1991- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:30:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:30:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/49865 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49865 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Professora Mestre Elsi do Rocio Cardoso Alano | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Questão Social pela Perspectiva interdisciplinar. Defesa em: 2013. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A política publica é um importante instrumento para o enfrentamento de situações de vulnerabilidade social, em um contexto rural onde quase metade da pobreza se concentra ela se faz ainda mais necessária. Neste sentido surgem o PAA e o PNAE enquanto políticas de segurança alimentar e fortalecimento da agricultura familiar. No município de Paranaguá estas políticas atendem hoje 25 entidades, 23 escolas e 40 agricultores que tem nestas políticas condições de complementarem sua renda. Porém para que as políticas valorizem não só o lado econômico, mas também o saber fazer e a identidade do homem com a terra faz se necessário a ampliação das mesmas enquanto mediadoras dos contextos urbano e rural. É necessário que as mesmas atuem enquanto divulgadores da realidade do campo e vice versa, havendo uma troca de informações e uma relação de interdependência entre campo e cidade. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (26 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento político | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assistência social | - |
| Título: dc.title | PAA e PNAE : enquanto políticas de valorização do homem e mulher do campo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: