Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moro, Catarina de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantil | - |
Autor(es): dc.creator | Arbigaus, Joélma de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:30:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:30:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/49773 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49773 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Catarina Moro | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. pela Parceria entre o Ministério da Educação e a Universidade Federal do Paraná – Setor de Educação – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O tema se inscreve dentro do projeto de pesquisa "Ressignificar a ação educativa – a compreensão e a reorganização do trabalho pelos profissionais do CMEI". O objetivo deste estudo é perceber de que forma os educadores e professores de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da rede municipal de ensino de Curitiba estão organizando as atividades simultâneas propostas pelo Departamento de Educação Infantil e identificar o que compreendem por ação educativa direta e ação educativa indireta. Dessa forma, nesta pesquisa é descrito um breve histórico da proposta de ressignificação da ação educativa da rede municipal e, na sequência, são abordadas as interações adulto/criança no CMEI e a importância da interação para a ressignificação dessas ações educativas desenvolvidas na rotina da unidade. Tendo como base a discussão sobre a relevância das interações entre adultos e crianças na educação infantil, é abordado o seu destaque no planejamento das práticas educativas e da organização da rotina nos CMEIs. A partir do embasamento nos estudos de Guimarães (2008), Oliveira (2010), Falk (2004) e Luz (2010), observam-se as interações entre adultos e crianças nos espaços coletivos, o conceito de cuidado ético e de responsividade, percebendo-se de que forma as relações que acontecem nesses espaços são influenciadas pelas ações dos adultos. Para refletir sobre como as práticas educativas podem promover ações de interação e contribuir para que a criança seja protagonista da sua aprendizagem são debatidos os estudos sobre rotina de Barbosa (2006). Na abordagem metodológica foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados entrevistas com professores e educadores (sete profissionais) de duas turmas (Berçário II e Maternal III), além de observações e filmagens das atividades nas duas turmas. Nessas entrevistas e observações das práticas educativas trabalhadas por aqueles profissionais foram analisadas as interações entre adultos e crianças bem como a compreensão que eles têm do que é uma ação educativa direta e uma ação educativa indireta. Analisase também como organizam as ações simultâneas nas quais as turmas são divididas em grupos. | - |
Formato: dc.format | 65 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
Título: dc.title | Ressignificar a ação educativa – a compreensão e a reorganização do trabalho pelos profissionais do CMEI | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: