Ressignificar a ação educativa – a compreensão e a reorganização do trabalho pelos profissionais do CMEI

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoro, Catarina de Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorArbigaus, Joélma de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:30:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:30:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/49773-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49773-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Catarina Moro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. pela Parceria entre o Ministério da Educação e a Universidade Federal do Paraná – Setor de Educação – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O tema se inscreve dentro do projeto de pesquisa "Ressignificar a ação educativa – a compreensão e a reorganização do trabalho pelos profissionais do CMEI". O objetivo deste estudo é perceber de que forma os educadores e professores de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da rede municipal de ensino de Curitiba estão organizando as atividades simultâneas propostas pelo Departamento de Educação Infantil e identificar o que compreendem por ação educativa direta e ação educativa indireta. Dessa forma, nesta pesquisa é descrito um breve histórico da proposta de ressignificação da ação educativa da rede municipal e, na sequência, são abordadas as interações adulto/criança no CMEI e a importância da interação para a ressignificação dessas ações educativas desenvolvidas na rotina da unidade. Tendo como base a discussão sobre a relevância das interações entre adultos e crianças na educação infantil, é abordado o seu destaque no planejamento das práticas educativas e da organização da rotina nos CMEIs. A partir do embasamento nos estudos de Guimarães (2008), Oliveira (2010), Falk (2004) e Luz (2010), observam-se as interações entre adultos e crianças nos espaços coletivos, o conceito de cuidado ético e de responsividade, percebendo-se de que forma as relações que acontecem nesses espaços são influenciadas pelas ações dos adultos. Para refletir sobre como as práticas educativas podem promover ações de interação e contribuir para que a criança seja protagonista da sua aprendizagem são debatidos os estudos sobre rotina de Barbosa (2006). Na abordagem metodológica foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados entrevistas com professores e educadores (sete profissionais) de duas turmas (Berçário II e Maternal III), além de observações e filmagens das atividades nas duas turmas. Nessas entrevistas e observações das práticas educativas trabalhadas por aqueles profissionais foram analisadas as interações entre adultos e crianças bem como a compreensão que eles têm do que é uma ação educativa direta e uma ação educativa indireta. Analisase também como organizam as ações simultâneas nas quais as turmas são divididas em grupos.-
Formato: dc.format65 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento educacional-
Título: dc.titleRessignificar a ação educativa – a compreensão e a reorganização do trabalho pelos profissionais do CMEI-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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