Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Johann, Derdried Athanasio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Canofer, Fabiana Baumel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:11:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:11:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/49761 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49761 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.ª Derdried Athanasio Johann. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio. Coordenadoria de Integração de Políticas de Integração de Educação à Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O ensino médio noturno apresenta diversas particularidades, entre elas o fato de receber alunos já inseridos no mercado de trabalho. Estudantes trabalhadores têm uma carga de responsabilidades aumentada, o que pode desencadear um quadro de estresse, prejudicando seu desenvolvimento, sua aprendizagem e sua qualidade de vida. Objetivou-se sensibilizar os alunos quanto aos problemas ocasionados pelo estresse, bem como, a prática da atividade física para minimizar os efeitos do mesmo. Trata-se de um projeto de intervenção, desenvolvido no Colégio Estadual do Campo Professor Pedro José Puchalski – Ensino Fundamental e Médio, situado na localidade de Serrinha, município de Contenda – PR, tendo como sujeitos 40 alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio noturno, selecionados de modo intencional. A intervenção foi realizada em um período de três semanas, no período noturno em 6 momentos: apresentação do projeto para os alunos, realização de questionário para investigar os níveis de estresse dos alunos e traçar um perfil dos mesmos, exercícios monitorados no início das aulas, debates sobre o tema em sala, construção de cartazes e montagem de um painel, e por fim os alunos responderam a um questionário final para averiguação dos resultados. Como resultados, foi possível identificar que os alunos foram sensibilizados com o tema, e que o projeto os ajudou a pensar sobre o assunto, repensar alguns velhos hábitos; a construção dos cartazes e do painel mobilizou a todos e ajudou a informar os demais alunos da escola. Conclui-se que a escolas públicas, principalmente às de ensino noturno devem repensar suas práticas e trabalhar cada vez mais voltadas à realidade de seus alunos. | - |
Formato: dc.format | 22 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estresse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios físicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Título: dc.title | Níveis de estresse do aluno trabalhador no ensino noturno : uma proposta de intervenção | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: