Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mercês, Nen Nalú Alves das | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Tozato, Eva Bernadete Budniak | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:40:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:40:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/49760 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49760 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Nen Nalú Alves das Mercês. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Núcleo de Educação a Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Sedentarismo deixa alunos desmotivados e pode prejudicar a aprendizagem e a saúde, sendo assim e de olho na saúde. Este trabalho propõe a fuga do sedentarismo por meio de brincadeiras e buscando investigar se é possível uma mudança nos hábitos sedentários por meio de um projeto que promova atividades lúdicas de resgate de brincadeiras que estimulem a exploração de habilidades motoras importantes para o desenvolvimento. Teve como objetivos conscientizar as crianças, em idade escolar, sobre como o sedentarismo pode prejudicar o seu desempenho na aprendizagem e na vida criando estratégias para superação deste problema de forma criativa. A metodologia foi desenvolvida utilizando intervenções de atividades com os alunos sobre o tempo dedicado as atividades físicas e em atividades sedentárias, em seguida, os próprios alunos realizaram uma investigação com seus familiares sobre as brincadeiras preferidas, por meio dos dados levantados na pesquisa algumas brincadeiras citadas pelos familiares foram resgatadas e experimentadas, culminando com a realização de tais brincadeiras no espaço escolar. As atividades foram desenvolvidas no período de julho a outubro de 2013. Os resultados foram: a comprovação que o sedentarismo pode sim ser substituído por brincadeiras envolventes que estimulam os alunos a buscar novas possibilidades, valorizando suas raízes sociais e culturais; o envolvimento da família foi muito importante para o sucesso do trabalho. Finalizando o projeto em outubro foi possível ainda explorar as brincadeiras na semana da criança. | - |
Formato: dc.format | 43 f. : il. color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estilo de Vida Sedentário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos e brinquedos | - |
Título: dc.title | De olho na saúde : fugindo do sedentarismo por meio de brincadeiras | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: