De olho na saúde : fugindo do sedentarismo por meio de brincadeiras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMercês, Nen Nalú Alves das-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Autor(es): dc.creatorTozato, Eva Bernadete Budniak-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:40:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:40:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/49760-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49760-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Nen Nalú Alves das Mercês.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Núcleo de Educação a Distância.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Sedentarismo deixa alunos desmotivados e pode prejudicar a aprendizagem e a saúde, sendo assim e de olho na saúde. Este trabalho propõe a fuga do sedentarismo por meio de brincadeiras e buscando investigar se é possível uma mudança nos hábitos sedentários por meio de um projeto que promova atividades lúdicas de resgate de brincadeiras que estimulem a exploração de habilidades motoras importantes para o desenvolvimento. Teve como objetivos conscientizar as crianças, em idade escolar, sobre como o sedentarismo pode prejudicar o seu desempenho na aprendizagem e na vida criando estratégias para superação deste problema de forma criativa. A metodologia foi desenvolvida utilizando intervenções de atividades com os alunos sobre o tempo dedicado as atividades físicas e em atividades sedentárias, em seguida, os próprios alunos realizaram uma investigação com seus familiares sobre as brincadeiras preferidas, por meio dos dados levantados na pesquisa algumas brincadeiras citadas pelos familiares foram resgatadas e experimentadas, culminando com a realização de tais brincadeiras no espaço escolar. As atividades foram desenvolvidas no período de julho a outubro de 2013. Os resultados foram: a comprovação que o sedentarismo pode sim ser substituído por brincadeiras envolventes que estimulam os alunos a buscar novas possibilidades, valorizando suas raízes sociais e culturais; o envolvimento da família foi muito importante para o sucesso do trabalho. Finalizando o projeto em outubro foi possível ainda explorar as brincadeiras na semana da criança.-
Formato: dc.format43 f. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEstilo de Vida Sedentário-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectJogos e brinquedos-
Título: dc.titleDe olho na saúde : fugindo do sedentarismo por meio de brincadeiras-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.