Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Boller, Shirley | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Daniélli Maciel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:29:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:29:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/49751 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49751 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Professora Shirley Boller | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para professores do ensino Fundamental e Médio da Coordenadoria de Integração de Politicas de Educação a Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: À indisciplina na sala de aula que vem se tornando um dos maiores problemas que as escolas enfrentam, em seu cotidiano. Percebe-se que a indisciplina vem se agravando, cada vez mais, devida o aumento da preocupação se vê necessário reduzir os índices de indisciplina seguida de agressões em sala de aula. Objetivou-se promover aplicabilidade de atividades recreativas e lúdicas, como medida eficaz para diminuir a incidência da indisciplina, agressões físicas e verbais na sala de aula, com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Trata-se de um projeto de intervenção, desenvolvido em uma Escola Municipal do Município de Foz do Iguaçu – PR, tendo como publico alvo 28 alunos do quarto ano do ensino fundamental. A intervenção foi realizada em um período de seis meses, no período matutino, em quatro momentos: no primeiro momento realizou-se a apresentação para a equipe pedagógica da escola. No segundo momento, foi Inserida a hora do conto uma vez por semana, onde proporcionou a realização de momentos descontraídos, com contação de histórias, com tema relacionado, com o respeito, a cooperação e harmonia no ambiente escolar. Em terceiro momento, foi desenvolvidos dinâmicas de grupo com os alunos, onde foi aplicada prática recreativa, que proporcionaram desenvolver o trabalho em equipe. Em quarto momento, foi realizada uma palestra com os pais, sobre motivação, com objetivo de conscientizar os pais sobre a importância do papel dos pais na educação e na vida de seus filhos. Como resultados, foi possível identificar a necessidade de desenvolver com os alunos, momentos de descontração onde eles possam desenvolver a imaginação e seus sentimentos de forma prazerosa e descontraída. Notou-se que no decorrer de alguns temas abordados nas historias, alguns alunos puderam se indenticarem, e possibilitar a eles visualizarem o quanto e prejudicial algumas condutas e postura por parte dos alunos no convive escolar, social e familiar. Os alunos mostraram grande interesse e participação nas atividades recreativas, pois as brincadeiras aplicadas por um profissional de educação física, proporcionaram momentos que envolveram atividades lúdicas, onde os alunos puderam conviver em grupo e desenvolver atividades em equipe. Conclui –se que praticas de atividades diferenciadas, que promovam a socialização e a interação é indispensável entre os alunos, grupo escolar e pais, pois promovem um trabalho que buscam diminuir as atitudes agressivas e desrespeitosas dos alunos no convívio escolar. | - |
Formato: dc.format | 30 f. : il. color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agressão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hostilidade (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recreação | - |
Título: dc.title | Inserção de atividades recreativas e lúdicas na prática pedagógica do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: