Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bernardino, Elizabeth | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Carla Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:58:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:58:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/49745 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49745 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Elizabeth Bernardino. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio Coordenadoria de Integração de Educação a Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A higiene é um tema de suma importância e presente na realidade da escola, deve ser abordado de diferentes maneiras pelos professores. Objetivou-se promover hábitos de higiene aos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental na realização de ações direcionadas á sua higiene corporal. Trata-se de um projeto de intervenção, desenvolvido em um Colégio Estadual do Município de Lapa- PR, tendo como participantes 35 alunos do oitavo ano do ensino fundamental, selecionados de modo intencional. A intervenção foi realizada em um período de duas semanas, no período matutino, em quatro momentos: no primeiro realizou-se uma aula expositiva com a apresentação do projeto aos alunos. No segundo momento os alunos assistiram a filmes de curta duração. No terceiro, houve uma discussão entre os alunos mediada pela professora, com os temas sobre saúde, doenças e higiene pessoal, em seguida os alunos construíram cartazes sobre o tema. No quarto, apresentação dos cartazes relatando o que assimilaram nos encontros anteriores. Os cartazes foram afixados no mural do Colégio. Como resultado, foi possível identificar a necessidade dos alunos em obter informações sobre higiene pessoal, notou-se grande participação por parte dos alunos através de questionamentos sobre o assunto trabalhado. Os alunos mostraram interesse nos materiais utilizados (audiovisuais). Conclui-se que medidas como estas deveriam fazer parte do currículo escolar como forma de prevenção. | - |
Formato: dc.format | 22 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higiene | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medidas preventivas | - |
Título: dc.title | Promovendo hábitos saudáveis de higiene pessoal | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: