Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mingorance, Priscila | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Milesk, Adrieli de Fatima Campos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:36:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:36:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/49739 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49739 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Priscila Mingorance | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em em Saúde para Professores do Ensino Médio e Fundamental. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Primeiros socorros é um tema muito importante no que diz respeito a salvar vida, e deve estar presente na realidade da escola, pois tomar medidas para evitar acidentes é a melhor alternativa, mas quando o mesmo já ocorreu temos que agir da maneira mais correta possível. Objetivou-se com este trabalho que as crianças e a comunidade escolar tivessem ciência e conhecimentos sobre procedimentos de primeiros socorros. Trata-se de um projeto de intervenção, desenvolvido em uma escola particular no município de Foz do Iguaçu – PR, tendo como sujeitos 30 alunos do 5º, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, assim como professores, funcionários, pais e comunidade escolar. A intervenção foi realizada em um período de 2 meses, no período vespertino, em cinco momentos: no primeiro momento houve uma roda de conversa com os alunos sobre o tema, procurando identificar o que sabiam sobre o assunto; no segundo realizou-se a leitura e debate de uma cartilha sobre primeiros socorros; no terceiro, os alunos assistiram uma palestra, sobre primeiros socorros realizada pelo bombeiro Marcos Gardacho; no quarto, houve a confecção de cartazes, que foram expostos em um mural no corredor da escola; no quinto, houve a elaboração pelas crianças de um folder informativo, que fora distribuídos ao final da aula. Como resultado identificou-se nos alunos a necessidade em ter informações sobre primeiros socorros, já que por meio de relatos muitos já vivenciaram uma situação de risco. Conclui-se que tais medidas deveriam ser adotadas pelas demais escola, empresas e, mídia. Neste contexto, este projeto vem ao encontro desta necessidade, de informar e capacitar as pessoas sobre a prática correta dos primeiros socorros. Acredita-se que por meio da informação sobre primeiros socorros ocorra sensibilização por parte dos alunos, o que, consequentemente, contribuirá na prevenção de agravos e promoção da saúde escolar, e o aluno disseminará o conhecimento adquirido no ambiente escolar em seu convívio familiar. | - |
Formato: dc.format | 34 f. : il. color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevenção de acidentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primeiros socorros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saude | - |
Título: dc.title | Primeiros socorros no ambiente escolar : um projeto de intervenção | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: