Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Marcos Aurélio Tarlombani da, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Especialização em Análise Ambiental | - |
Autor(es): dc.creator | Bendlin, Tania Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:04:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:04:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/49633 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49633 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Especialização em Análise Ambiental. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Agenda 21 é um programa de ação onde estão marcados os compromissos da humanidade com o Século XXI, para garantir um futuro melhor para o planeta, respeitando o ser humano e o seu ambiente. Porém, muitas recomendações da Agenda 21 não saíram do papel devido aos obstáculos da sua implementação, sobretudo o seu valor é o de linha-mestra para a consecução do desenvolvimento sustentável, a Educação Ambiental tem uma importância central neste processo. No Brasil a Política Nacional de Educação Ambiental estabelece que os temas ambientais devem estar presentes durante todo o processo de escolarização, de forma transversal, em todos os níveis e disciplinas. Esta pesquisa teve como objetivo verificar o conhecimento dos estudantes sobre a Agenda 21 afim de futuramente elaborar uma Agenda 21 Escolar. Participaram 122 alunos do 6º ano do ensino público do Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro. Para desenvolver este trabalho foram utilizados questionários como procedimento metodológico, e a partir dos resultados obtidos vir á desenvolver uma metodologia para a transmissão deste conteúdo para os discentes. Através dos resultados obtidos constatou-se uma carência sobre o conhecimento relacionado a Agenda 21 por parte dos alunos. Estes resultados refletem as condições desfavoráveis para a efetivação da Educação Ambiental voltada para a construção da cidadania através da elaboração da Agenda 21 Escolar. Cada escola, no entanto, tem autonomia, considerado que o meio ambiente sadio é um direito e um dever que compete a toda a sociedade, levando em conta características peculiares da comunidade local. Assim, esta implementação pode se tratar de um projeto formal, que faça parte do currículo da instituição, ou atividades esporádicas extracurriculares que de qualquer maneira agregam valores importantes na formação do cidadão, sendo que o acesso à informação é pré-condição da participação ativa, do exercício conseqüente da cidadania. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) | - |
Título: dc.title | Agenda 21 no ensino de ciências : um estudo no 6º ano do ensino fundamental, Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro, Curitiba, Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: