
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Paulo Roberto Neves, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Sociologia Política | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Gabriel Antonio dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:45:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:45:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/49609 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49609 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: : Profº Drº Paulo Roberto Neves Costa | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Sociologia Política. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 27-28 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esse trabalho aborda a questão da influência política do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. Tendo por objetivo, detectar a conseqüência da atuação do Banco Mundial na educação do Brasil. Pois, nitidamente nem sempre as discussões acerca da educação brasileira se detêm a um olhar atento sobre as relações internacionais e condicionalidades de empréstimos para o financiamento educacional. Desta forma, se faz de eminente importância abordar a educação brasileira em sua espinha dorsal, isto é, visualizar o nosso sistema de educação, a partir, do estudo da intervenção política do Banco Mundial nos países de Terceiro Mundo, via lógica econômica. Assim como, do entendimento do caráter capitalista liberal da agenda do Banco Mundial. Ademais, da visualização lógica do financiamento educacional, pautado pelas diretrizes do próprio Banco. Desta forma, será possível compreender o impacto negativo do Banco Mundial na política educacional brasileira. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (28 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Título: dc.title | A influência política do banco mundial no projeto educacional brasileiro | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: