A relevância da inteligência mercadológica como recurso para a internacionalização de serviços

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Autor(es): dc.contributorDidonet, Simone Regina, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negócios-
Autor(es): dc.creatorSouza, João Renato de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:10:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:10:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/49538-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49538-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Simone Didonet-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em MBA em Inteligência de Negócios-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Não se chega à inteligência nos negócios pelo acesso passivo à informação. A inteligência precisa ser criada. Muitos autores de planejamento estratégico defendem que o mercado nada mais é do que um mero campo de batalha e, por isso, é conveniente que os empresários de hoje pensem como estrategistas. Este estudo mostra, de diversos ângulos, a dinâmica do tratamento de informações estratégicas como uma função organizada e metodológica de Inteligência Competitiva (ou Inteligência Mercadológica). O estudo buscou também descobrir de que forma as ferramentas de Inteligência Mercadológica podem ser utilizadas para a internacionalização dos serviços de uma empresa, de forma efetiva, analisando todo o processo, desde a busca da informação, até a disseminação e elaboração de estratégias. A pesquisa, mostrada no final, sobre o emprego real da Inteligência Mercadológica empregada em uma empresa de engenharia, feita através de entrevistas semi-estruturadas, mostra como este processo pode ser melhor aproveitado e como a empresa pode utilizar dele para sobreviver em novos mercados. Através do estudo, concluiu-se que é necessário que os funcionários da empresa tenham competência para saber qual uso deve-se fazer das informações, indicando que o processo de IM deve estar muito mais na cultura empresarial do que propriamente em processos formais.-
Formato: dc.format41 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência competitiva (Administração)-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estrategico-
Título: dc.titleA relevância da inteligência mercadológica como recurso para a internacionalização de serviços-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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