Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pimentel, Andrey Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Zenaide Carvalho da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:27:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:27:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/49525 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49525 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Andrey Ricardo Pimentel | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 01/09/2017 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 167-175 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os estilos de aprendizagem (EA) referem-se a preferências individualizadas de uma pessoa, em relação aos modos e formas que ela prefere aprender no processo de ensino e aprendizagem. O conhecimento dos estilos de aprendizagem permite fazer proposições para o ensino rearranjando os métodos instrucionais e as estratégias de aprendizagem. Uma das possibilidades de realizar isso é através da apresentação do conteúdo do objeto de aprendizagem (OA) usando o conhecimento sobre o estilo de aprendizagem do aluno. Isso permite oferecer aos alunos recursos educacionais digitais adaptados as suas preferências individuais de aprendizagem. Pois acreditamos que a criação de novas formas/formatos de apresentação dos conteúdos dos objetos de aprendizagem levando em consideração o EA do aluno, pode gerar uma motivação maior por parte do aluno no uso desse tipo de recurso educacional, no caso o OA, pois os alunos receberiam esse recurso adaptado de acordo com as suas preferências individuais de aprendizagem. Neste contexto, foram investigados e estudados a teoria dos EA e os seus modelos, além dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM), pois eles ajudam a evitar o uso inadequado de recursos nos mais variados formatos, que podem acarretar na distração e desmotivação do aluno no uso desse tipo de recurso, podendo causar insucesso no processo de aprendizagem, e foram usados para melhorar a adaptação da apresentação dos conteúdos do OA. Foram mapeadas e associadas as características mais relevantes dos EA, com as formas mais adequadas de apresentação do conteúdo do OA para cada EA, para definir a composição do modelo de adaptação da apresentação de conteúdos do OA considerando os estilos de aprendizagem (AdaptCOAEA). Foi criado um protótipo do OA com a interface adaptada com base no EA, a partir do modelo criado para avaliação das abordagens usadas através de experimentos com alunos. Os resultados obtidos das medidas subjetivas de satisfação e de respostas emocionais do aluno, e de aspectos da usabilidade em relação a interface do OA, demonstraram que o AdaptCOAEA atingiu os resultados almejados, em relação a adequação da interface do OA de acordo com os estilos do modelo de Felder-Silverman. Portanto os resultados obtidos com essa pesquisa também espera trazer contribuições futuras no sentido de possibilitar o aumento da motivação e satisfação no uso de OA adaptados, como recurso educacional no processo de aprendizagem, tanto pelo professor como para o aluno, através do fornecimento e recebimento desses recursos educacionais, adequados as preferências individuais de aprendizagem do aluno. Palavras-chave: Estilo de Aprendizagem, Adaptação, Objeto de Aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Learning styles (LS) refer to a person's individual preferences in respect to the ways and forms they prefer to learn in the teaching and learning process. Knowledge of learning styles allows to make propositions for teaching by rearranging instructional methods and learning strategies. One of the possibilities to accomplish this is through the presentation of the object learning (LO) content using knowledge about the learner's learning style. This allows students to offer digital educational resources tailored to their individual learning preferences. Because we believe that the creation of new forms / formats of presentation of the contents of the learning objects taking into account the student's learning, can generate a greater motivation on the part of the student in the use of this type of educational resource, in this case the LO, since the Students would receive this resource tailored to their individual learning preferences. In this context, the LS theory and its models, as well as the principles of the Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML), were investigated and studied, since they help to avoid the inappropriate use of resources in the most varied formats, which can lead to distraction and demotivation of the student in the use of this type of resource, what could cause failure in the learning process, and were used to improve the adaptation of the presentation of LO contents. The most relevant characteristics of the LS were mapped and associated with the most appropriate forms of presentations of the content of the LO for each LS, to define the composition of the adaptation model of LO content presentation considering the learning styles (AdaptCOAEA). A prototype of the LO with the interface adapted based on the LS was created, from the proposed model for evaluation of the approaches used through experiments with students. The results obtained from the subjective measures of satisfaction and emotional responses of the student, and aspects of usability in relation to the LO interface, demonstrated that AdaptCOAEA achieved the desired results, in relation to the adequacy of the LO interface according to the styles of the Felder-Silverman Model. Therefore, the results obtained with this research also hope to bring future contributions in order to increase motivation and satisfaction in the use of adapted LO as an educational resource in the learning process, both by the teacher and the student, through the provision and reception of these educational resources appropriate to individual student learning preferences. Keywords: Learning Style, Adaptation, Learning Object. | - |
Formato: dc.format | 231 p. : gráfs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Adaptação de apresentação de conteúdos de objeto de aprendizagem considerando estilos de aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: