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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lugnani, João Bosco | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, Roberto Andrade | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:43:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:43:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1984 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/49492 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49492 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: João Bosco Lugnani | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho esta dividido em uma introdução e quatro capítulos. A introdução pretende situar o leitor no ambiente da Cartografia Náutica, abordando alguns de seus problemas específicos; no Capítulo 1 é apresentada uma visão geral da aerotriangulação, sendo introduzidos os conceitos que permitirão o tratamento analítico do problema; no Capítulo 2 é obtido o modelo matemático que descreve, aproximadamente, a realidade física e, no Capítulo 3 são abordados e apresentada a forma de tratar os erros sistemáticos presentes no processo, de forma a que a realidade de aproxime do modelo matemático. Finalmente, no Capítulo 4, ê descrito o desenvolvimento teórico do que seria a solução simultânea, pelo método dos mínimos quadrados, dos problemas da aerotriangulação e ajustamento. Ainda no Capítulo 4, são apresentados o fluxo lógico dos dados ao longo do sistema e a sequencia de passos a seguir na implantação do processo, bem como seu fluxograma. Em apêndice são apresentadas as, instruções e o programa de processamento relativo s ao processo descrito. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This paper is divided into an introduction and four chapters. The introduction aims to provide the readers with a picture of Nautical Cartography, discussing some of its specific difficulties. Chapter 1 introduces a general scope of triangulation as well as the concepts by wich those difficulties may be analytically dealt with; Chapter 2 provides the mathematical model that approximately describes the physical reality and Chapter 3 includes the means by wich the systematic erros inherent to the process can be solved for in order to enable the compliance of the physical reality with the mathematical model provided. Finally, in Chapter 4 the theoretical development of a simultaneous solution by means of least squares adjustment is described, for the aerotriangulation problem. Moreover, Chapter 4, includes the logical flow of. data along the system and the steps to be followed for the implantation of the process as well as its flowchart. In the appendix the instructions and the computer program related with the process previously described are presented. | - |
| Formato: dc.format | 121 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fotografia na oceanografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartas nauticas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geodésia | - |
| Título: dc.title | Cartografia náutica : aerotriangulação analítica em configuração analógica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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