Setor de serviços : marketing, gestão e qualidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarchetti, Renato Zancan, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Estratégia e Gestão Empresarial-
Autor(es): dc.creatorLeoncini, Luciana Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:22:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:22:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/49456-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49456-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Renato Marchetti-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Estratégia e Gestão Empresarial.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências.-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho visa analisar, ressaltando os aspectos de Marketing, a importância do Setor de Serviços para a economia mundial, suas particularidades bem como suas diferenças em relação a Setor Industrial. O setor de serviços já detém a maior participação no PIB dos países desenvolvidos e em muitos dos países em desenvolvimento. Além disso, é o setor que atualmente, mais emprega mão-de-obra. Os serviços hoje no Brasil representam mais de 55% da economia brasileira, ou seja, mais da metade da produção e dos empregos brasileiros provém de serviços. As dimensões crescentes e a importância cada vez maior dos elementos de serviços nos negócios e na economia, bem como o surgimento de grande quantidade de novos tipos de serviços constitui uma mudança estrutural da economia mundial. Na conjuntura atual, não é simples para uma empresa produzir soluções técnicas mais proficientes em forma de serviços ou bens que as de seus concorrentes. O que faz a diferença hoje são os serviços complementares, oferecidos de maneira competitiva aos clientes, haja vista que suas expectativas são crescentes devido ao maior acesso à informação e ao maior esclarecimento e intimidade em relação à qualidade, o que leva a uma exigência por melhores serviços. Em função disso as organizações atualmente estão vivenciando um período de intensa competição e dinamismo. As constantes mudanças, tanto em ambiente interno quanto externo, exigem que as organizações estejam aptas a enfrentar os crescentes desafios e para isso necessitam desenvolver um diferencial para sobreviver e competir. Frente a esse panorama, os empresários precisam conhecer os seus processo de prestação de serviços, identificando quais são as necessidades de seus clientes e criando um mecanismo de realimentação de seus processos, de forma a possibilitar que estas necessidades sejam atendidas permanentemente.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSetor terciario-
Título: dc.titleSetor de serviços : marketing, gestão e qualidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.