
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Luz, Araci Asinelli da, 1948- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Monteiro, Michelle Popenga Geraim, 1987- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:44:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:44:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/49436 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49436 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Araci Asinelli-Luz | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 03/08/2017 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 136-141 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação tem por objetivo geral conhecer como os estudantes do 5ºano do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Curitiba, estado do Paraná concebem o bullying e o impacto no seu desenvolvimento humano. A revisão sistemática mostra o quanto este fenômeno merece atenção nas escolas e a carência de estudos desta temática no campo da Educação. Entende-se por bullying escolar os comportamentos agressivos, que se repetem e são intencionais, que acontecem sem uma motivação aparente, entre um ou mais estudantes, causando sofrimento e uma relação desigual de poder (LOPES NETO, 2011). O estudo foi fundamentado em autores estudiosos do bullying e da violência (FANTE, 2005; SILVA, 2010; BEANE, 2010; LOPES NETO, 2005; BANDEIRA; HULTZ, 2010; LISBOA, BRAGA; EBERT, 2009, entre outros) e na bioecologia do desenvolvimento humano (BRONFENBRENNER, 2009; 2011). A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, envolveu a aplicação de um questionário semi estruturado e observação participante junto a duas turmas de 5° ano de uma mesma escola, bem como a revisão de literatura. A análise dos dados, por meio de quatro Núcleos de Significação identificados (Aguiar; Ozella, 2006, 2013), valoriza a percepção das crianças sobre o fenômeno bullying escolar. Evidenciaram-se às relações de poder entre os estudantes, caracterizando tipos diferentes de manifestação do bullying com relação ao gênero, revela a escola como um microssistema que manifesta este fenômeno como uma forma de violência. Ao considerar esses achados como aspectos pertinentes que interferem no desenvolvimento humano, salienta-se o necessário aprofundamento nas discussões sobre o assunto e sua compreensão como sintoma da violência social nas escolas. Palavras-chave: vitimização entre pares, violência escolar, Desenvolvimento Humano. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation has as general objective to know how the students of the 5th grade of Elementary School in a public school in the city of Curitiba, state of Paraná conceive bullying and the impact on their human development. The systematic review shows how much this phenomenon deserves attention in schools and the lack of studies of this subject in the field of Education. School bullying is understood as aggressive, repetitive and intentional behaviors, which occur without apparent motivation, between one or more students, causing suffering and an unequal relationship of power (LOPES NETO, 2011). The study was based on the authors of bullying and violence (FANTE, 2005; SILVA, 2010; BEANE, 2010; LOPES NETO, 2005; BANDEIRA; HULTZ, 2010; LISBOA, BRAGA; EBERT, 2009) Of human development (BRONFENBRENNER, 2009; 2011). The research, of a qualitative and exploratory nature, involved the application of a semi structured questionnaire and participant observation with two groups of the 5th year of the same school, as well as the literature review. Data analysis, through four identified nuclei of significance (Aguiar; Ozella, 2006, 2013), values the perception of children about the school bullying phenomenon. The power relations between students, characterizing different types of manifestation of bullying with respect to gender, have been evidenced, reveals the school as a microsystem that manifests this phenomenon as a form of violence. In considering these findings as pertinent aspects that interfere with human development, we emphasize the necessary deepening in the discussions about the subject and its understanding as a symptom of social violence in schools. Keywords: peer victimization, school violence, Elementary Education | - |
| Formato: dc.format | 148 f. : gráfs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assédio nas escolas | - |
| Título: dc.title | O Bullying segundo a percepção de estudantes do 5º ano do ensino fundamental | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: