Os sertões e La guerra del fin del mundo : Canudos como espaço de diálogo na América Latina

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Autor(es): dc.contributorSoethe, Paulo Astor, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorKoehler, Jaqueline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:44:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:44:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/49425-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49425-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Paulo Astor Soethe-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 12/04/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f.136-141-
Descrição: dc.descriptionResumo: Euclides da Cunha, em Os sertões (1902), obra capital da literatura brasileira por colocar em xeque a ideia de nacionalidade do país, tem em La guerra del fin del mundo (1981), de Mario Vargas Llosa, uma releitura da guerra de Canudos, em que são relativizados inúmeros aspectos envolvidos no episódio. Nas obras, Canudos mostra-se como um espaço constituidor de referências para o imaginário social, um elemento como que mítico de antemão, claramente carregado de uma determinada visão do país e de sua nacionalidade: ambígua e escorregadia, pois muitas vezes inapreensível ao olhar do homem citadino. Por meio do conceito de transculturação, proposto por Ángel Rama, e da análise de Luiz Costa Lima, este trabalho propõe-se a discutir a possibilidade de relação e diálogo entre as literaturas na América Latina. Palavras-chave: Euclides da Cunha. Mario Vargas Llosa. América Latina.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Euclides da Cunha, in Os Sertões (1902), Brazilian literature masterpiece for checkmating the country's nationality concept, finds in La guerra del fin del mundo (1981), by Mario Vargas Llosa, a rereading of the War of Canudos, wherein several aspects involving this episode are relativized. In both books, Canudos is shown as a constituting space for social imaginary references, a sort of beforehand mythic element, openly carrying a certain view on the country and its nationality: ambiguous and slippery, often inapprehensible to townsmen eyes. Based on the concept of transculturation, by Ángel Rama, and the analysis by Luiz Costa Lima, this paper aims to discuss a possible relation and dialogue between Latin America literatures. Keywords: Euclides da Cunha. Mario Vargas Llosa. Latin America.-
Formato: dc.format141 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectCunha, Euclides da, 1866-1909-
Palavras-chave: dc.subjectVargas Llosa, Mario, 1936--
Palavras-chave: dc.subjectAmerica Latina - História-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil - História - Guerra de Canudos, 1897-
Título: dc.titleOs sertões e La guerra del fin del mundo : Canudos como espaço de diálogo na América Latina-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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