Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kraemer, Ligia Leindorf Bartz, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Assunção, Adriano Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:36:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:36:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/49281 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49281 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Ligia Leindorf Bartz Kraemer | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Apresenta estudo teórico-conceitual sobre sistemas de apoio à decisão, data warehouse, formação e perfil profissional do Gestor da Informação. Traça a evolução dos sistemas de apoio à decisão até uma de suas ferramentas mais recentes, o data warehouse. Conceitua e caracteriza o data warehouse, apresenta sua estrutura, modelagem de dados, processos de povoamento e extração de informações citando algumas ferramentas para a extração de dados, vantagens e um exemplo prático de sua utilização, além de algumas funções e profissionais envolvidos em um projeto de data warehouse. Caracteriza o Gestor da Informação apresentado seu perfil profissional, habilidades e estrutura acadêmica da Universidade Federal do Paraná para sua formação. Complementado por uma pesquisa e campo, o estudo verificou, por meio de entrevista, a opinião de profissionais envolvidos em projetos de data warehouse, sobre as equipes responsáveis pelo planejamento, implantação e acompanhamento deste ambiente e sobre os padrões e a qualidade dos dados no data warehouse. Apresenta como resultado do estudo as atividades que podem ser desenvolvidas pelo Gestor da Informação no ambiente de data warehouse, de acordo com as necessidades observadas na literatura, na pesquisa de campo e comparadas com a formação e o perfil deste profissional. | - |
Formato: dc.format | 57 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo decisorio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Título: dc.title | Data warehouse : mercado de trabalho para o gestor da informação? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: