Transformação social através da educação básica e articulada : estudo de caso Colégio SESI/PR

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Autor(es): dc.contributorSampaio, Armando Vaz, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômico-
Autor(es): dc.creatorJesus, Ariane Brunetti de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:23:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:23:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/49022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/49022-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Armando Sampaio.-
Descrição: dc.descriptionTrabalho (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo preocupa-se com uma faceta particular em apresentar a teoria da educação e as suas vertentes: capital social e humano, ou seja, as duas linhas de pesquisa em economia da educação. Apresentam-se os comentários de diversos teóricos econômicos sobre as suas expectativas e conclusões sobre a economia da educação. Argumenta-se também, com considerações apreciativas, como a educação é de fundamental importância para que ocorra uma transformação social, ou seja, igualdade entre os indivíduos e, como consequência, a própria possibilidade de crescimento econômico da nação. Outra questão comentada no artigo refere-se à dependência das instituições sobre o capital humano, ou seja, percebe-se que há necessidade deste capital para que as empresas possam concorrer no mercado inovador e altamente persuasivo em âmbito internacional. O capital humano determina desenvolvimento pessoal em longo prazo, mas em um futuro próximo, a contrapartida retorna para o investidor em formato de melhores salários, qualidade de vida e perspectivas visionárias. Com o resultado do IDEB, pode-se questionar como anda a educação básica no Brasil? Neste artigo, com foco principalmente no Estado do Paraná é demonstrada a classificação do Estado no IDEB realizado em 2011, e percebe-se uma queda no rendimento das instituições de ensino, principalmente em âmbito publico. A falta de investimento na infraestrutura e principalmente a rotatividade dos docentes perturbam a melhoria do desempenho das escolas do Estado. As políticas educacionais do Paraná devem ser revistas. Este artigo possui uma análise feita através dos índices apresentados do ensino básico – médio, pois ele é o fundamentador para as escolhas profissionais dos indivíduos e também na sequencia do artigo é apresentado o colégio SESI Paraná que há 07 anos desenvolve melhorias para o ensino médio, propondo metodologia diferenciada, inovadora e profissionalizante, focando nos futuros profissionais industriários. E para finalizar, conclui-se energicamente que haja uma política com efeitos positivos e duradouros sobre educação para daí sim poder garantir uma transformação social no Estado do Paraná, através da educação.-
Formato: dc.format28 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Aspectos econômicos-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Título: dc.titleTransformação social através da educação básica e articulada : estudo de caso Colégio SESI/PR-
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