
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ragnini, Elaine Cristina Schmitt, 1977- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho | - |
| Autor(es): dc.creator | Brock, Daniele Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:53:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:53:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48997 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48997 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Msc. Elaine Cristina Schmitt Ragnini. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 53-56 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo evidenciar os aspectos relacionados à escolha da profissão para adolescentes já inseridos no mundo do trabalho através do Programa de Aprendizagem Profissional do CEMADE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa para a qual foram realizadas entrevistas com oito adolescentes. A análise dos dados se baseia nos estudos realizados no campo da orientação profissional de fundamentação psicanalítica. A pesquisa teórica engloba: (i) um breve histórico sobre as políticas de educação profissional no Brasil, em especial sobre a Lei da Aprendizagem Profissional; (ii) o posicionamento crítico da pesquisadora Acácia Kuenzer a respeito dos atuais programas de profissionalização no Brasil; (iii) um referencial para o entendimento dos fenômenos psicológicos próprios da adolescência; (iv) considerações sobre o que é trabalho na sociedade contemporânea; (v) articulações sobre adolescência e trabalho e (vi) os fatores internos e externos envolvidos no processo de escolha profissional do adolescente. A entidade escolhida para a pesquisa foi o CEMADE – Centro de Aprendizagem Profissional para Adolescentes "Maria Adelaide", cujas características estão descritas no corpo deste trabalho. No conteúdo das entrevistas, observou-se a presença de aspectos comuns aos participantes e a partir daí foram elencadas categorias de análise. Para a escolha profissional, verificou-se a influência dos seguintes fatores: (i) as identificações com pais, professores e profissionais da empresa; (ii) o projeto de vida do adolescente; (iii) o fator econômico; (iv) o fator educacional e (v) o papel da aprendizagem profissional. Concluiu-se que diante da influência de inúmeros fatores, a maioria dos adolescentes não consegue escolher sua profissão de maneira livre. A busca, em primeiro lugar é pelo "bom emprego" e este, muitas vezes, está localizado na empresa onde os jovens já atuam como aprendizes. Mesmo não identificados com a área, estão identificados com os valores dos pais, dos professores e dos profissionais da empresa que reproduzem o discurso de uma sociedade preocupada com o consumo. Diante das dificuldades econômicas e educacionais, a forma mais fácil destes adolescentes realizarem seus projetos de vida é restringindo seu leque de opções. Daí a importância das políticas de educação profissional serem repensadas, para que garantam a inclusão do jovem no mundo do trabalho permitindo a sua autonomia. Da mesma forma, as entidades formadoras e as empresas contratantes precisam oferecer espaços de discussão sobre o mundo do trabalho e sobre as atividades profissionais, possibilitando aos adolescentes uma visão mais crítica do contexto em que vivem. A Psicologia do Trabalho tem a contribuir com esta discussão, pois entende que a qualidade de vida do trabalhador depende entre outras coisas, da satisfação do indivíduo com aquilo que faz. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (59 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia do adolescente | - |
| Título: dc.title | A escolha da profissão para adolescentes já inseridos no mundo do trabalho através do Programa de Aprendizagem Profissional do CEMADE | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: