
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho | - |
| Autor(es): dc.creator | Santin, Camila Grassi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:54:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:54:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48996 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48996 | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 56-61 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo integra as atividades do Grupo de Pesquisa do CNPq com a temática da "Percepção de Risco e Comportamento no Trânsito", que tem como objetivo identificar como diferentes grupos percebem e lidam com os riscos no trânsito. O grupo de estudo escolhido é composto por profissionais que trabalham com Tecnologia da Informação. O objetivo deste estudo exploratório é investigar a percepção de risco abordando quatro comportamentos de risco: exceder a velocidade, avançar o sinal vermelho, falar ao celular enquanto dirige e beber e dirigir. Foi utilizado o instrumento de pesquisa já definido pelo grupo de pesquisa que contempla 4 questões focalizando dados demográficos, 7 questões sobre dados gerais de trânsito, 28 questões objetivas que investigam conhecimento do trânsito e leis, respeito às leis, frequência, risco, controle e benefícios da exposição a fatores específicos de risco e 12 questões abertas que abordam tipos de riscos percebidos e motivações para a exposição aos riscos. Os sujeitos foram entrevistados individualmente e os resultados indicam que o grupo pesquisado apresenta uma percepção distorcida para algumas das infrações, seja pela frequência, seja pelos riscos e benefícios, seja pela comparação entre elas. Também é possível indicar o papel que a ilusão de controle exerce nessa distorção. A análise comparativa indica que o fator de risco beber e dirigir é considerado o comportamento mais arriscado no trânsito, porém a investigação sobre "beber e dirigir" destaca que a ilusão de controle permeia a percepção de alguns dos motoristas entrevistados. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (61 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transito - Psicologia | - |
| Título: dc.title | Percepção de risco no trânsito : profissionais de Tecnologia da Informação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: