Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos

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Autor(es): dc.contributorMazuroski Junior, Aristeu-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho-
Autor(es): dc.creatorAndreola, Cristiane Zonta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:13:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:13:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48995-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48995-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Msc. Aristeu Mazuroski-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo procura explorar a temática da comunicação organizacional no que tange à forma como a empresa constitui suas políticas internas e como ela estabelece comunicação com seus públicos internos. Para tanto, foram escolhidos os códigos de conduta ética como objetos de averiguação tanto em nível conceitual (através de levantamento teórico), quanto em nível prático, (através da análise de alguns instrumentos vigentes em organizações). Para embasar esta análise, foram utilizados conceitos da Teoria da Relevância, que sustenta que a comunicação ostensiva se concretiza através da análise do ambiente e de interesses mútuos entre os agentes da comunicação. Observou-se que a maneira como os códigos de conduta ética são elaborados e comunicados aos funcionários expressa conteúdos contraditórios e confusos, impossibilitando uma interpretação e compreensão adequada por parte dos funcionários. Nas considerações finais foram delimitadas algumas contribuições da Teoria da Relevância para leitura critica dos códigos de ética corporativos.-
Formato: dc.format1 arquivo (41 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia do trabalho-
Título: dc.titleContribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos-
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