Concepções de educação estatística : narrativas de professores membros do GT-12 da SBEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Luciane Mulazani dos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Ednei Leite de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:11:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:11:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/48897-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48897-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof. Dra. Luciane Mulazani dos Santos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 17/02/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 142-144-
Descrição: dc.descriptionResumo: Nesta pesquisa, o objetivo principal é apresentar a área de conhecimento Educação Estatística tal como é concebida por alguns pesquisadores da Educação Matemática, atuantes do GT-12 da SBEM (Ensino de Probabilidade e Estatística). O problema de pesquisa consiste em investigar que concepções de Educação Estatística podem ser identificadas nas narrativas de professores pesquisadores atuantes do GT-12. A partir da memória dos colaboradores, levantamos aspectos históricos importantes da trajetória das pesquisas em Educação Estatística, explicitando temas como Letramento e Alfabetização em Estatística, Educação Estatística e Educação Matemática, marcos históricos das pesquisas brasileiras na área e formação do professor que ensina Estatística. Todas as entrevistas realizadas seguiram os procedimentos metodológicos da História Oral e uma interpretação das narrativas foi feita com base na análise (narrativa) de narrativas. Desse modo, apresentamos possíveis caminhos para pesquisas futuras, contribuindo assim para a evolução das pesquisas e para o ensino de Estatística em todos os seus níveis. Palavras-chave: Educação Estatística. Alfabetização Estatística. História Oral.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In this research, the primary purpose is to present the knowledge area Statistical Education as conceived by some researchers of mathematics education, members of the GT-12 the SBEM (teaching of probability and statistics). The research problem is to investigate which conceptions of Statistical Education can be identified in the narrative of professors members of the GT-12. From memory of professors, we raise important historical aspects of Statistical education research trajectory, showing topics like Literacy in statistics, statistical education and mathematics education, historical landmarks of Brazilian research in the area and training of teacher who teaches statistical. All interviews followed the methodological procedures of Oral history and an interpretation of the narrative was made based on the analysis of narrative. Thus, we present potential pathway for future research, thus contributing to the development of research in the area and for the teaching of statistics at all levels. Keywords: Statistical Education. Literacy Statistics. Oral History.-
Formato: dc.format152 f. : il. algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEstatistica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria oral-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleConcepções de educação estatística : narrativas de professores membros do GT-12 da SBEM-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.