
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dalla-Bona, Elisa Maria, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Custodio, Vilma dos Anjos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:34:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:34:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48887 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48887 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Profa. Dra. Elisa Maria Dalla-Bona | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/11/2016 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 105-109 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Nesta dissertação são apresentados o processo e os resultados de uma pesquisaação realizada numa turma de 3º ano do ensino médio num colégio da rede estadual de ensino paranaense, situado na região Metropolitana de Curitiba. A partir dos problemas detectados no início da pesquisa, foram trabalhadas as obras Vidas Secas de Graciliano Ramos, Em busca de Curitiba perdida de Dalton Trevisan e alguns textos poéticos estruturados em três sequências didáticas (duas básicas e uma expandida) fundamentadas no letramento literário para contribuir com a formação de leitores. A análise dos resultados mostrou como é de suma importância a sistematização e interação do professor nas aulas de literatura para a formação de leitores, bem como o aproveitamento das leituras espontâneas dos alunos como ponto de partida para a leitura de textos mais complexos. Palavras-chave: Ensino Médio. Letramento Literário. Leitores. Leitura. Literatura. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This thesis presents the process and the results of an action research carried out on a 3rd year high school class in a school of the state of Parana, located in the metropolitan region of Curitiba. From the problems detected at baseline, the books Vidas Secas by Graciliano Ramos, Em busca de Curitiba perdida by Dalton Trevisan and some poetic texts were structured in three didactic sequences (two basic and one expanded) based on literary literacy to contribute with the formation of readers. The results showed the importance of systematization and interaction of the teacher in literature classes for the formation of readers as well as the use of spontaneous readings for initiating students to more complex texts. Keywords: High school. Literary literacy. Readers. Reading. Literature. | - |
| Formato: dc.format | 118 f. : il. algumas color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitores - Reação crítica | - |
| Título: dc.title | Letramento literário : a formação de leitores no ensino médio | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: