Aulas práticas de meteorologia no ensino fundamental : uma experiência no Colegio Estadual Polivalente de Curitiba - Curitiba - Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Marcos Aurélio Tarlombani da, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Especialização em Análise Ambiental-
Autor(es): dc.creatorSchwind, Ângela Fontoura Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:09:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:09:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48826-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48826-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Especialização em Análise Ambiental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O ensino de meteorologia no ensino fundamental faz parte do currículo dos alunos. Fazer com que eles tenham interesse e queiram conhecer mais sobre o assunto é um desafio. Através de um experimento no qual os alunos confeccionaram seus próprios instrumentos e criaram uma miniestação meteorológica, possibilitou que o aluno compreendesse os fenômenos do clima e do tempo que os cercam. Este trabalho foi realizado no Colégio Estadual Polivalente de Curitiba com os alunos do sétimo ano que fizeram um experimento desenvolvendo uma mini-estação meteorológica para observação diária em um período de 15 dias, os alunos construíram um pluviômetro, higrômetro e um anemômetro . O resultado dessa experiência foi satisfatório, pois os alunos assimilaram os conteúdos teóricos de forma positiva e se interessaram mais em saber e discutir assuntos relacionados ao clima e ao tempo, tais como, efeito estufa, aquecimento global, tipos de nuvens, enchentes e secas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The methodology teaching in elementary school is part of the students’curriculum. It is a challenge to incite their interest and desire to know moreabout the subject. Through an experiment in which the students made theirown instruments and built a meteorological mini-station, it was possible forthem to understand climate and weather phenomena that surround them.This project was developed at Colégio Estadual Polivalente de Curitiba withstudents from the seventh grade who built a meteorological mini-station fordaily observation for a period of fifteen days. During this time, the studentsbuilt up a pluviometer, a hygrometer and an anemometer. The result of thisexperience was satisfactory once the students have assimilated thetheoretical contents in a positive way and showed interest in learning anddiscussing topics related to climate and weather such as the greenhouseeffect, global warming, types of clouds, floods and droughts. -
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMetereologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Educação ambiental-
Título: dc.titleAulas práticas de meteorologia no ensino fundamental : uma experiência no Colegio Estadual Polivalente de Curitiba - Curitiba - Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.