Guia da produção editorial brasileira de livros e/ou manuais didáticos destinados a formação de professores editados entre 1970 e 2000 : organização e análise de conteúdo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBufrem, Leilah Santiago, 1942--
Autor(es): dc.contributorBreda, Sonia Maria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Rosa Gilvanda Figueiredo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:41:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:41:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/48758-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48758-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Leilah Santiago Bufrem-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Sônia Maria Breda-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Realiza estudo sobre a produção de manuais didáticos no Brasil, organizando um instrumento para melhor compreender e difundir a produção sobre a área educacional. Analisa a produção editorial brasileira de livros e/ou manuais didáticos destinados à formação de professores e editados em língua portuguesa, entre 1970 e 2000, sob os aspectos temáticos e editoriais, com o objetivo de oferecer subsídios à compreensão e difusão do tema a alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da área de educação e demais áreas do conhecimento. A construção de uma fonte bibliográfica, destacando aspectos básicos e definições para o conhecimento e a aplicação desse tipo de material editorial, fundamenta-se no pressuposto de que a área da Ciência da Informação, pelo seu potencial de contribuição à organização do conhecimento, pode contribuir com campos do saber específicos, favorecendo o crescimento da construção científica. Parte do princípio de que a geração e difusão de fontes de informação para agregar e disseminar o conhecimento na área da educação é elemento chave para a construção de uma sociedade. A pesquisa contribui para o Projeto MANES (projeto internacional e interdisciplinar) firmado entre a – Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Madri – Espanha e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). As informações foram analisadas a partir da construção de um guia bibliográfico englobando os principais dados que identificam as obras como título, biblioteca depositária, ano de publicação, assunto e resumos indicativos. Para sua estruturação utilizou-se o gerenciador de base de dados, ProCite versão 5. O processo utilizado para a pesquisa compreendeu as etapas de planejamento, identificação das instituições, coleta de dados, inclusão dos dados na base, análise dos resultados, estruturação do guia e levantamento da literatura pertinente que se deu durante toda a pesquisa. O estudo e o desenvolvimento desta fonte de informação não têm a pretensão de serem exaustivos, mas espera-se, com a realização de trabalhos futuros permitir a divulgação e o conhecimento de outras fontes e tendências, além daquelas aqui evidenciadas.-
Formato: dc.format120 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didaticos-
Palavras-chave: dc.subjectEditoração - Brasil-
Título: dc.titleGuia da produção editorial brasileira de livros e/ou manuais didáticos destinados a formação de professores editados entre 1970 e 2000 : organização e análise de conteúdo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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