
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bufrem, Leilah Santiago, 1942- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Breda, Sonia Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Rosa Gilvanda Figueiredo da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:23:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:23:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48758 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48758 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Leilah Santiago Bufrem | - |
| Descrição: dc.description | Coorientadora: Sônia Maria Breda | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Realiza estudo sobre a produção de manuais didáticos no Brasil, organizando um instrumento para melhor compreender e difundir a produção sobre a área educacional. Analisa a produção editorial brasileira de livros e/ou manuais didáticos destinados à formação de professores e editados em língua portuguesa, entre 1970 e 2000, sob os aspectos temáticos e editoriais, com o objetivo de oferecer subsídios à compreensão e difusão do tema a alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da área de educação e demais áreas do conhecimento. A construção de uma fonte bibliográfica, destacando aspectos básicos e definições para o conhecimento e a aplicação desse tipo de material editorial, fundamenta-se no pressuposto de que a área da Ciência da Informação, pelo seu potencial de contribuição à organização do conhecimento, pode contribuir com campos do saber específicos, favorecendo o crescimento da construção científica. Parte do princípio de que a geração e difusão de fontes de informação para agregar e disseminar o conhecimento na área da educação é elemento chave para a construção de uma sociedade. A pesquisa contribui para o Projeto MANES (projeto internacional e interdisciplinar) firmado entre a – Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Madri – Espanha e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). As informações foram analisadas a partir da construção de um guia bibliográfico englobando os principais dados que identificam as obras como título, biblioteca depositária, ano de publicação, assunto e resumos indicativos. Para sua estruturação utilizou-se o gerenciador de base de dados, ProCite versão 5. O processo utilizado para a pesquisa compreendeu as etapas de planejamento, identificação das instituições, coleta de dados, inclusão dos dados na base, análise dos resultados, estruturação do guia e levantamento da literatura pertinente que se deu durante toda a pesquisa. O estudo e o desenvolvimento desta fonte de informação não têm a pretensão de serem exaustivos, mas espera-se, com a realização de trabalhos futuros permitir a divulgação e o conhecimento de outras fontes e tendências, além daquelas aqui evidenciadas. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Editoração - Brasil | - |
| Título: dc.title | Guia da produção editorial brasileira de livros e/ou manuais didáticos destinados a formação de professores editados entre 1970 e 2000 : organização e análise de conteúdo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: