Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bufrem, Leilah Santiago, 1942- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Mires Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48753 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48753 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Leilah Santiago Bufrem | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Identificação e análise dos critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2002 e 2005, no Guia de Livros Didáticos – 5ª a 8ª séries – com enfoque na disciplina de História. Discorre sobre o livro didático antes de 1998, destacando avaliações e críticas; sobre o PNLD e o Guia de Livros Didáticos.. Apresenta dentre as obras inscritas o percentual das aprovadas e das excluídas para cada disciplina em ambos PNLD, verificando pelos indícios quantitativos que a produção do livro didático vem se adaptando às normas reguladoras do Estado. Analisa cada critério de avaliação, das obras da disciplina de História, apresentando alterações ocorridas nestes critérios para 2005 com base em 2002, indicando seus possíveis fatores. A análise apoia-se em quadros comparativos que destacam os elementos diferenciais e em dados quantitativos sobre percentuais de obras inscritas e aprovadas. Observa também alterações sutis e outras de impacto tais como a eliminação da classificação das obras e o critério de promoção do desenvolvimento de competências cognitivas, identificando algumas ainda não contempladas. Elabora considerações sobre propostas de políticas de informação. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Guias | - |
Título: dc.title | Análise dos critérios de avaliaçao dos livros didáticos : um olhar para o guia de livros ditáticos de 5. a 8. séries nos PNLD 2002 e 2005 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: