Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kraemer, Ligia Leindorf Bartz, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Menezes, Isabel Cristina de Miranda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:40:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:40:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48700 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48700 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Ligia Leindorf Bartz Kraemer | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Pesquisa exploratória que tem por objetivo descrever o processo de comunicação da Biblioteca Pública do Paraná, identificando o canal de comunicação (formal ou informal), a direção dos fluxos de informação (vertical descendente/ascendente e horizontal) e os meios, veículos e barreiras de comunicação. Apresenta literatura pertinente relacionada aos temas: Comunicação, Comunicação Formal e Informal, Comunicação Eletrônica, Canais, Meios e Veículos de Comunicação, Cultura Organizacional, Informação como Recurso Gerencial, Valor e Qualidade da Informação, Política de Informação, Fluxo de Informações e Mapeamento da Informação. A pesquisa foi enriquecida com um estudo de caso que, com auxílio do software UCINET 5.O e da suíte grafita CorelDRAW 10, mapeou os fluxos de informação de dois setores da Biblioteca Pública do Paraná. Como resultado verificou-se que a Biblioteca Pública do Paraná é uma organização sustentada pela comunicação formal, a qual flui nas direções vertical/descendente, ascendente e horizontal, utilizando basicamente o telefone, o computador e o papel como veículos de comunicação. Constatou-se o desejo dos colaboradores em verem mudanças no processo de comunicação interna da Biblioteca Pública do Paraná, principalmente por indicarem que faltam informações no próprio processo de comunicação da organização. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas públicas - Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
Título: dc.title | O processo de comunicaçao na Biblioteca Pública do Paraná : um estudo de caso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: